Safra 2023/24: Usinas do Centro-Sul decidem antecipar a moagem de cana-de-açúcar

Antes mesmo de começar a safra 2023/24, já começou a moagem de cana-de-açúcar no centro-sul do país. De certa forma, essa decisão pode representar uma medida ante aos números abaixo do esperado da última safra, especialmente na primeira quinzena do mês de abril. Ainda assim, a comercialização dos produtos continua tímida como no período anterior.

Foco no açúcar e etanol anidro

O começo dessa nova safra vem com um gás a mais quando em comparação com a safra anterior. Embora os números da safra 2022/23 tenham superado a anterior, ainda ficou abaixo da expectativa dos especialistas.

No caso da produção de açúcar, na última quinzena, os dados da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA) revelam que foi de 38,5% e não 39,8% como esperado.

As usinas de cana-de-açúcar no centro-sul seguem priorizando a produção de açúcar e também do etanol anidro, sendo o primeiro ainda mais prioridade que o segundo.

A produção do etanol inclui também a fabricação a partir do milho, que entregou um total de 768 milhões de litros, segundo a UNICA. Esse número representa um aumento de 94,7% numa comparação anual.

Quanto ao açúcar, os dados também revelam aumento da safra 2022/23, quando em comparação com a safra anterior. Isso porque foram 33,73 milhões de toneladas na última safra contra 32,07 milhões da que veio antes.

Em porcentagem, isso representa um aumento de 5,16%. Agora, a expectativa é que haja maior produção na safra que se inicia.

Os desafios e as superações

A safra 2022/23 não foi fácil em muitos aspectos, porém demonstrou resultados positivos também em muitos sentidos.

Um fator que atrapalhou muito a produção foram as chuvas que ocorreram ao longo do ano passado e que fez com que a colheita parasse várias vezes.

Por outro lado, as chuvas no Brasil valorizam os preços do açúcar no mercado, principalmente na bolsa ICE.

Outro ponto positivo da última safra diz respeito à própria qualidade do produto, mais especificamente quanto ao Nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR).

Ao fim da quinzena de abril, um total de 165 usinas seguia em operação no centro-sul, o que também representa um aumento conta as 84 na comparação anual.

Deixe um comentário