Carteira de motorista e seu preço – Quem pretende se habilitar como condutor de veículos deve arcar com o preço da carteira de motorista. Ele envolve uma série de taxas que decorrem dos procedimentos de habilitação, tais como aulas, testes e emissão de documentos.
Os valores costumam ser altos e, por isso, influenciam muito na escolha do momento da emissão da CNH. Confira no Guia do Ex-Negativado quais são os custos para obter a Carteira Nacional de Habilitação.
Qual o preço da carteira de motorista?
O valor varia de acordo com o estado em que a habilitação é feita.
Isso acontece porque cada estado possui seu próprio Departamento Estadual de Trânsito. Portanto, cada Detran possui suas próprias taxas.
Além disso, não são apenas as taxas do Detran que promovem variações no valor da CNH. As autoescolas (ou centros de formação de condutores) também impactam neste quesito, pois cada uma pode determinar seus próprios valores.
Por isso, é natural que dentro de um mesmo estado ou cidade o preço da carteira de motorista também varie.
Apesar disso, as taxas de cada Detran são fixas. Por exemplo, em 2023 o valor da CNH em São Paulo parte de R$ 463,24, enquanto no Rio de Janeiro elas têm como base R$ 366,48, de acordo com o Valor Investe.
Quais são as taxas inclusas no valor da CNH?
O preço base da carteira de motorista inclui as seguintes taxas:
- Avaliação psicológica;
- Exame médico;
- Teste teórico e prático;
- Emissão e envio da CNH.
A esses valores se somam o valor das aulas de condução nas autoescolas.
Além disso, quem não obter aprovação na primeira avaliação teórica e prática deverá pagar taxas adicionais para realizar novamente os exames.
Quem pode obter a carteira de motorista?
Não basta pagar o preço da carteira de motorista. Para obtê-la, o condutor deve ter pelo menos 18 anos completos, saber ler e escrever e possuir um CPF próprio.
Ainda, é claro, precisa obter a aprovação nos exames médicos, teóricos e práticos.
Leia também: Como renovar carteira de motorista: fases do procedimento e como requerer
Para ficar por dentro das regras que se aplicam aos condutores, assim como conhecer produtos e serviços financeiros, oportunidades e direitos dos cidadãos brasileiros, baixe e acompanhe o App do Guia. Ele é gratuito e está disponível para download aqui.