Call us now:
Cheque cruzado pode sacar? No contexto da crescente popularidade do Pix no mercado financeiro brasileiro, os cheques parecem manter sua relevância, ainda sendo aceitos e utilizados por consumidores em situações específicas, mesmo um século após sua popularização.
Embora o Pix tenha se tornado a forma de pagamento mais comum, os cheques permanecem uma opção viável em certas transações, proporcionando uma alternativa segura e reconhecida no sistema financeiro nacional.
Portanto, ainda em 2024, existem inúmeras dúvidas relacionadas ao uso do talão de cheque oferecido por bancos tradicionais, tais como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa, Banco do Brasil e outros.
Um cheque é uma forma escrita de depositar ou sacar dinheiro direto em um caixa eletrônico. Mas, nesse texto, explicaremos mais detalhes sobre o chamado cheque cruzado e se o destinatário pode sacar como bem entender. Confira abaixo.
O que é cheque cruzado e quais são suas diferenças
Um cheque cruzado é um tipo de cheque que tem duas linhas paralelas desenhadas no canto superior esquerdo ou em todo o comprimento do cheque emitido pelo banco em questão.
Entre essas linhas, geralmente está escrito “a pagar por depósito” ou “não à ordem”.
Essas linhas cruzadas indicam que o cheque não pode ser sacado diretamente no caixa do banco. Em vez disso, o cheque deve ser depositado em uma conta bancária.
Portanto, o cheque cruzado é uma medida de segurança adotada pelos bancos, que permitem que o próprio consumidor escolha se ativará ou não essa forma.
Cheque cruzado pode sacar?
Como destacado acima, não de forma direta. Um cheque cruzado não pode ser sacado diretamente no banco, porque suas linhas indicam que só pode ser depositado em uma conta bancária e não pode ser sacado no caixa.
O beneficiário do cheque deve depositá-lo em sua conta bancária e, então, os fundos serão transferidos para sua conta.
A finalidade do cruzamento de um cheque é garantir a segurança do pagamento, impedindo que o cheque seja descontado em dinheiro no caixa e promovendo a transferência segura dos fundos para a conta do beneficiário.
Ou seja, isso é feito como uma medida de segurança para proteger contra roubo e fraude.
Leia também: Como sacar a multa rescisória no caixa eletrônico
Então, como retirar o dinheiro de um cheque cruzado?
Assim que realizar o depósito do cheque para a sua conta-corrente, o dinheiro estará disponível para o saque da forma convencional, no mesmo caixa eletrônico. Afinal, após o valor já ter sido depositado, passa a ser de total controle do destinatário.
Sendo assim, com o dinheiro na conta, é possível sacar em espécie, realizar transferências ou fazer pagamentos.
Qual é o cheque mais seguro?
Como estamos falando de segurança, é importante conhecer todas as formas confiáveis de pagar alguém através de um cheque.
Além do cheque cruzado, que já possui uma camada de segurança, o cheque nominal é ainda mais seguro.
Essa modalidade de cheque permite escrever o nome completo, telefone e o documento de identificação (RG ou CNPJ) da pessoa ou da empresa que receberá o dinheiro, podendo sacar ou depositar.
Já o cheque nominal cruzado combina as duas camadas de segurança, já que somente o destinatário citado na folha poderá depositar na conta.
Saiba também: Banco Inter cobra taxa de saque: “TRUQUES” para sacar SEM PAGAR