Call us now:
Cobrança de empréstimo cai no sábado? E a liberação de um possível crédito? Saber como funcionam os diferentes tipos de dívidas e suas respectivas cobranças, bem como os detalhes sobre liberação de recursos, é importante para se organizar financeiramente, evitar penalidades – como multas e juros – e, claro, se planejar.
Não raro, ocorrem dúvidas sobre vencimento da dívida ou possibilidades de receber em conta suposto recurso de empréstimo no sábado. Afinal, existe algum tipo de impedimento para que aconteça em dias não úteis?
O Guia do Ex-Negativado responde para você. A gente começa falando sobre a questão das cobranças e, no fim, apresentamos os detalhes sobre liberação de crédito. Acompanhe!
Cobrança de empréstimo pode cair no sábado?
Não. De acordo com as regras do Banco Central, as cobranças podem ocorrer apenas em dias úteis e em que haja atendimento dos bancos ao público.
Assim, conforme as regras do BC, sempre que um boleto ou fatura indicar vencimento em sábado, domingo ou feriado, o prazo final para pagamento será automaticamente postergado para o primeiro dia útil subsequente à data do documento.
Além disso, é importante ressaltar que como a cobrança de empréstimo não cai no sábado, eventual indicação de vencimento da parcela para este dia com o pagamento na segunda-feira evita completamente a incidência de juros e multas.
Outros tipos de cobranças podem ocorrer no sábado?
De modo geral, não.
Faturas como as de energia elétrica e cartão de crédito, condomínio ou aluguel, empréstimos ou financiamentos jamais poderão cair no sábado e, quando o documento indicar essa data como vencimento, este é automaticamente postergado.
Cuidado! Empréstimo não cai no sábado, mas salário sim
Quando um depósito de empréstimo/financiamento é feito em uma conta bancária no sábado, o valor tende a cair na conta no próximo dia útil, ou seja, na segunda-feira.
Por fim, saiba que embora as regras brasileiras impeçam o vencimento de contas em dias em que não haja funcionamento dos bancos, o pagamento do salário ignora essa limitação.
Isto é, o sábado conta como dia útil para fins de pagamento salarial. Dessa forma, caso o 5° dia útil corresponda ao sexto dia da semana, não há postergação do prazo de pagamento salarial para a segunda. Ele, então, deverá ocorrer no sábado, ou antes.