,

Com quantos dias de atestado o trabalhador entra no INSS? Fique por dentro de seus direitos

05/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba com quantos dias de atestado o trabalhador entra no INSS para recebimento de auxílio-doença e como funciona o pedido.

Publicidade

A lei determina com quantos dias de atestado o trabalhador entra no INSS para recebimento de auxílio-doença. Isso significa que não é qualquer afastamento médico que permite ao empregado receber o benefício. Consequentemente, que pode ser o empregador, e não a Previdência, que deverá arcar com os dias de licença.

O auxílio-doença se volta aos trabalhadores que estão incapacitados de prestar serviço com a devida qualidade e vida por um determinado período de tempo. Saiba qual é ele e veja, no Guia do Ex-Negativado, como o benefício funciona.

Com quantos dias o trabalhador com atestado entra com pedido no INSS?

O tempo mínimo de afastamento para obter o benefício é de 16 dias. Até o 15° dia, o custeamento do período de licença cabe ao empregador e o contrato fica interrompido, sem a prestação de serviços.

A partir do 16° dia, então, o trabalhador deve se encaminhar ao INSS. Neste cenário, ocorre a suspensão do contrato de trabalho, ocasião em que a remuneração do empregado cabe à Previdência Social.

Portanto, o trabalhador somente entra com o pedido de benefício no INSS com 16 dias de atestado. Até lá não é possível requerer o auxílio-doença, assim como os auxílios por acidente ou doença relacionada ao trabalho.

Aliás, não basta cumprir com o afastamento por tempo mínimo. Além disso, o trabalhador também deve suprir a carência do auxílio-doença, que é de 12 meses, mas pode ser dispensada em alguns casos.

Como pedir o auxílio-doença do INSS?

Primeiramente, o trabalhador deve cumprir com o número de dias de atestado mínimos para quem entra com pedido no INSS. Caso após esse período ele permaneça sem condições de saúde de retornar às atividades, deve entrar com o pedido de benefício.

A solicitação pode ser feita pelo Meu INSS, portal da Previdência Social. É possível acessá-lo tanto pelo aplicativo de mesmo nome quanto pelo site para navegador da web. Veja como fazer:

  • Em primeiro lugar, entre no Meu INSS e faça login com número do CPF e senha;
  • Em seguida, clique na opção de “Novo pedido” > “Pedido por incapacidade”;
  • Então, escolha uma data e um horário para realizar a perícia do INSS. Ela determinará se você realmente está incapacitado;
  • Por fim, confirme os dados. Depois, compareça à perícia no dia e data, conforme agendamento. Leve, na ocasião, documentos comprobatórios da situação de saúde, tais como exames, atestados, laudos e receitas médicas.

Desse modo, quem cumpre com a exigência de dias de atestado e entra com o pedido de benefício no INSS e tem a incapacidade reconhecida na perícia, poderá receber o benefício.

O pagamento, contudo, somente acontece depois do recebimento da Carta de Concessão.

Leia agora: Como sacar auxílio-doença INSS? Saiba onde ter acesso e como mudar o local de recebimento

Conheça mais sobre os benefícios do INSS e suas respectivas regras no App do Guia. Nele você conhece mais sobre seus direitos e, também, encontra dicas e oportunidades financeiras. Faça o download e confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça