Call us now:
Com quantos meses de trabalho recebe seguro-desemprego? O recebimento deste benefício não exige apenas a situação de desemprego, mas também o motivo que levou a ele e o tempo de trabalho anterior à sua ocorrência.
Aliás, o tempo de trabalho para recebimento do auxílio aos desempregados não é sempre o mesmo. Ele varia de acordo com um fator: se o trabalhador já o recebeu anteriormente e quantas vezes fez uso dele.
Entenda como funciona este quesito no benefício de desemprego. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como é a sua aplicação e as suas variações.
Com quantos meses de trabalho o empregado recebe seguro-desemprego
A resposta para esta pergunta depende do fato de o trabalhador já ter recebido, ou não, o auxílio anteriormente.
Caso sim, ela possui uma nova variação: o número de vezes em que já ocorreu o pagamento do benefício em favor do solicitante.
Dessa maneira, o tempo mínimo de trabalho para o primeiro pedido do benefício é um. Já para o segundo é outro e, para o terceiro, outro.
Ele somente estabiliza a partir da terceira solicitação e recebimento do auxílio.
Portanto, entre o primeiro e o terceiro pedido, o tempo mínimo nunca se repete, o que somente acontecerá no quarto pedido, em relação ao terceiro. Veja, em cada caso, com quantos meses de trabalho se recebe seguro desemprego:
- 1ª solicitação: 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses, que antecederam o pedido;
- 2ª solicitação: 9 meses de trabalho nos últimos 12;
- 3ª solicitação e seguintes: 6 meses de trabalho no último semestre.
Outras regras do seguro desemprego
Quem preencheu a regra de quantos meses de trabalho se deve ter para receber o seguro desemprego somente o receberá se também se enquadrar nestas outras regras:
- Perda do emprego em razão de dispensa sem justa causa;
- Ausência de qualquer fonte de renda, seja ela por outro vínculo de emprego ativo ou por lucro decorrente de sociedade em empresa.
Quem preenche todas estas regras, então, poderá solicitar e receber o seguro desemprego. O pedido pode ser feito pela internet, sem necessidade de deslocamento, no app Carteira de Trabalho Digital.
Como encaminhar o seguro desemprego? Fique atento às ações necessárias
Outro aplicativo essencial pra quem quer ficar por dentro de notícias, dicas e informações sobre benefícios e direitos é o App do Guia. Ele também traz novidades sobre finanças e apresenta oportunidades financeiras para você. Baixe e confira, é gratuito!