Como adiantar o saque-aniversário? Essa é uma das possibilidades de uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço como garantia de empréstimo. As vantagens são diversas e vão dos juros baixos à compensação dos valores diretamente no FGTS.
Por isso, cada vez mais trabalhadores que precisam de dinheiro extra recorrem a essa possibilidade. Veja no Guia do Ex-Negativado como ela funciona, suas regras e como contratá-la.
Como adiantar o saque-aniversário?
Para isso, primeiramente é necessário que o trabalhador tenha aderido à modalidade. Isso acontece no aplicativo FGTS. A modalidade permite sacar uma parte do saldo do Fundo de Garantia todos os anos.
Esse saque anual, então, é que abre a possibilidade de antecipar o saque de aniversário. Nessa antecipação, ao invés de sacar uma parcela por ano, saca-se, de uma vez só, o que se receberia em um número específico de anos, que varia de acordo com o banco.
Desse modo, ao chegar no mês de aniversário do trabalhador ele não faz o saque-aniversário, pois ele foi antecipado e, na sua liberação, dirige-se imediatamente ao credor que concedeu o empréstimo com garantia no FGTS.
Após aderir à modalidade, para adiantar o saque-aniversário é necessário buscar uma instituição financeira que trabalhe com este tipo de crédito. Atualmente a maioria delas oferece essa categoria de empréstimo.
A finalização do empréstimo que tem como garantia o saldo de FGTS ocorre, em cada caso, de um modo. Afinal, os bancos têm autonomia para determinarem suas próprias regras para a operação.
Quanto posso adiantar de saque-aniversário?
Isso dependerá da instituição bancária que você escolher para fazer a operação e, também do seu saldo de FGTS.
Alguns bancos permitem a antecipação de até 3 parcelas, enquanto outros possuem limites superiores.
Em relação ao saldo de FGTS, ele é quem determina o valor anual do saque-aniversário.
Dessa forma, também ditará o valor total do empréstimo, com base na soma das parcelas anuais adiantadas.
Leia: Quanto posso sacar no saque-aniversário? Descubra seu potencial de saque agora mesmo
Quais são as taxas de juros na antecipação do FGTS?
Assim como acontece com o número de parcelas que se pode adiantar no saque-aniversário, as taxas de juros também variam de acordo com cada instituição bancária.
Mas, no geral, elas são inferiores às aplicáveis aos demais tipos de crédito, uma vez que aqui há uma garantia de pagamento ao concessor.
Cuidados antes de antecipar o saque-aniversário
Embora antecipar o saque-aniversário seja uma opção para quem precisa de dinheiro extra, ela requer reflexão e cuidados.
Primeiramente, porque o valor será pago uma única vez, de modo que somente será possível receber o valor anual após a quitação do número de parcelas antecipadas.
Além disso, a adesão do saque-aniversário leva ao bloqueio do saque-rescisão.
Por isso, enquanto ele estiver ativo não é possível sacar o FGTS em caso de dispensa sem justa causa, por exemplo.
A desistência da modalidade requer ao menos 25 meses da inscrição.
Por último, o saldo utilizado ao adiantar o saque-aniversário ficará bloqueado, na conta do Fundo de Garantia, para outras modalidades de saque.
O desbloqueio ocorre após a quitação do empréstimo, somente.
Para conhecer outras soluções financeiras e cuidados cruciais antes de obter um empréstimo, bem como dicas de como equilibrar as finanças, não deixe de baixar e conhecer o App do Guia. Ele é gratuito e reúne notícias e ferramentas que ajudam você a ficar no controle de suas finanças, confira.