, ,

Aprenda como consultar o PIS 2023 pelo CPF (Ainda dá tempo de sacar seu dinheiro)

30/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja o passo a passo do que fazer para consultar o PIS 2023 pelo CPF: veja até quando vão os pagamentos e até quando sacar os valores!

Publicidade

Quem está em dúvidas se possui direito ao abono salarial pode consultar o PIS 2023 pelo CPF, sem sair de casa. O procedimento é simples e rápido e, em poucos passos, permite que o trabalhador saiba se irá receber o benefício e o valor dele.

Aprenda, no Guia do Ex-Negativado, como fazer essa consulta. Abaixo você encontra o passo a passo do que fazer e onde resgatar os valores após o pagamento, confira.

Como consultar o PIS 2023 pelo CPF?

Isso é bem simples, pois as informações referentes ao abono salarial ficam disponíveis no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Ele registra os vínculos de emprego e benefícios trabalhistas de direito do cidadão.

Para consultar se você receberá o PIS 2023 pelo CPF siga esses passos:

  • Acesse o app Carteira de Trabalho Digital;
  • Faça o login com CPF e senha;
  • Clique em “Benefícios”;
  • Encontre a opção “Abono Salarial” e clique em “Consultar”, logo abaixo dela. Pronto!

Como sacar o PIS?

Primeiramente, você deve aguardar a liberação do seu abono salarial. Os pagamentos ocorrem de acordo com um calendário que se encerrará no próximo mês de julho. Ele estipula as datas de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador.

Veja: Calendário PIS/Pasep 2023 referente a 2021: fique por dentro dos próximos pagamentos

Depois de consultar seu PIS 2023 pelo CPF e verificar a existência e o pagamento dele, você pode sacá-lo no Caixa Tem.

Ele corresponde ao aplicativo de poupança social da Caixa Econômica Federal (CEF).

Caso você ainda não possua uma poupança social, não se preocupe.

A CEF realiza a abertura automática da conta, que é gratuita, para a realização dos depósitos.

Além disso, caso você tenha uma conta na Caixa Econômica, o banco realiza o pagamento do PIS 2023 diretamente nela, sem a necessidade de abertura da poupança social.

Até quando posso sacar o PIS?

Neste ano os valores ficam disponíveis para saque até o dia 28 de dezembro.

Dentro deste prazo, aliás, também é possível sacar os valores referentes ao abono de outros anos, caso o resgate não tenha ocorrido em época própria.

Os valores permanecem disponíveis para o saque por até 5 anos após a liberação.

Portanto, será possível sacar o PIS 2023 até o ano de 2028, caso o resgate não ocorra neste ano.

Conheça outros benefícios que se resguardam aos trabalhadores: baixe e acompanhe o App do Guia. Nele você encontra, gratuitamente, informações sobre direitos, empregos, oportunidades financeiras e dicas para economizar e fugir das dívidas.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa