Como cadastrar no Bolsa Família? É preciso mesmo ir até o CRAS? Saiba requisitos e mais

21/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja como fazer para cadastrar a família no Bolsa Família e garantir o recebimento mensal do benefício voltado para pessoas de baixa renda.

Publicidade

Como cadastrar no Bolsa Família – O programa de redistribuição de renda se volta às famílias que possuem renda per capita (por pessoa) de até R$ 218. Portanto, quem se enquadra nesta limitação pode receber o benefício.

Para isso, contudo, é necessário fazer um cadastro e, depois, aguardar a seleção na condição de beneficiário. Veja como funciona o processo aqui, no Guia do Ex-Negativado, e conheça as regras para se manter no programa.

Como cadastrar a família no Bolsa Família?

Para receber o benefício, as famílias que se enquadram nas regras do programa devem possuir uma inscrição no Cadastro Único. O responsável por fazê-la é o CRAS, o Centro de Referência e Assistência Social. Ele está presente em todos os municípios brasileiros.

Portanto, para fazer o cadastro é preciso ir até a unidade do CRAS do seu município de residência. A família deve ter um representante com idade mínima de 18 anos que, segundo a lei, preferencialmente deve ser mulher.

Para cadastrar o grupo familiar no Bolsa Família, o representante deve apresentar seu CPF ou título de eleitor. Além disso, deverá apresentar, de cada membro da família que reside conjuntamente, um destes documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • CPF ou;
  • Título de Eleitor.

Por fim, saiba que para cadastrar a família no Bolsa Família não é necessário apresentar um comprovante de endereço, ainda que ele possa ser útil. Assim, caso você tenha um à disposição, não deixe de levá-lo no momento do atendimento no CRAS.

Quando começa o pagamento do Bolsa Família?

Após fazer a inscrição no CadÚnico a família deve aguardar o processamento dos dados e a seleção para fazer parte do programa de distribuição de renda, conforme ocorrer a abertura de vagas para beneficiários.

Em outras palavras, é importante ter em mente que após cadastrar a família no Bolsa Família ela não o recebe automaticamente. Porém, é possível acompanhar a seleção pelo app Bolsa Família e, também, pelo telefone 111.

Como garantir a continuidade do pagamento do Bolsa Família?

Mesmo os grupos familiares que forem selecionados para fazerem parte do programa após se cadastrar no Bolsa Família precisam cumprir regras para manter o benefício. São elas:

  • Atualização das informações do CadÚnico a cada dois anos e, também, sempre que houve uma mudança nos dados (constituição familiar, endereço, renda, etc.);
  • Frequência escolar mínima para crianças e adolescentes;
  • Realização das vacinas previstas no programa de imunização nacional.

Ainda tem dúvidas sobre o programa? Neste caso, acesse o App do Guia. Nele você encontra tudo sobre o Bolsa Família e outros benefícios sociais e trabalhistas!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça