Como cobrar um cliente? 5 dicas valiosas de como receber e evitar problemas com a clientela

Fazer cobranças nem sempre é fácil, pois é desagradável e pode prejudicar o relacionamento com o cliente. Para ajudar você, trouxemos 5 dicas de como cobrar um cliente sem que isso apresente riscos contra a relação ou o Código de Defesa do Consumidor.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como garantir seu pagamento sem que isso traga reflexos negativos e sem perder um valor que pode impactar no caixa da sua empresa.

Veja como cobrar um cliente com sucesso e sem abalar a relação com ele

Com essas 5 dicas que separamos você conseguirá fazer as cobranças de modo a não impactar negativamente sua relação com o cliente. Além disso, é claro, poderá garantir o recebimento da dívida.

1 – Envie lembretes sobre o vencimento da dívida

Antes mesmo da parcela se tornar uma dívida em atraso, você pode enviar lembretes sobre a proximidade do vencimento. Com isso, evite atrasos de recebimento.

Para tanto, aposte em mensagens simples e de SMS, mensagem no WhatsApp ou e-mail.

2 – Ao cobrar um cliente, preze pela educação

É imprescindível que você mantenha um tratamento cordial com a clientela ao fazer cobranças. Mostre que entende eventuais dificuldades financeiras e mostre-se empenhado(a) em resolver a questão.

3 – Ofereça soluções para o pagamento

Ao cobrar um cliente, ajude-o a quitar a dívida. Ou seja, apresente opções de pagamento diversas e, também, dê algumas facilidades para que haja o pagamento.

Por exemplo, permita-o parcelar a dívida. Ou, então, ofereça descontos nas taxas de juros ou uma nova data de vencimento para  dívida.

4 – Organize-se para cobrar o cliente

Também, é importante que você esteja organizado(a) no momento de fazer a cobrança. Isto é, tenha em mãos dados sobre a data de vencimento, o valor da dívida e os juros que foram aplicados.

Igualmente, ofereça no mesmo momento todas as soluções disponíveis. Ainda, tenha resumos sobre a dívida de modo a compartilhá-los com o cliente.

Nesse sentido, programe-se para iniciar a cobrança em um número específico de dias após o vencimento. O ideal é que ela não ocorra imediatamente depois do atraso.

5 – Evite ligações constantes

Por fim, ao cobrar um cliente evite fazer ligações constantes. Isso pode ser considerado como um abuso do direito do credor e levar a um processo de indenização por danos morais.

Portanto, não importune seus clientes ao fazer as cobranças. Evite fazê-las em horário de descanso e não insista em diversas ligações diárias.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Dicas valiosas sobre o MEI

Deixe um comentário