Call us now:
Como conseguir atestado médico de 7 dias? Existem diversas situações que permitem ao trabalhador obter o documento médico de afastamento temporário do trabalho sem prejuízo à remuneração. Durante o período indicado nele não há necessidade de realização de atividades, mas isso não atrapalha o salário.
Saiba como funciona a obtenção de atestado, doenças que garantem o afastamento médico e quando ele se converte em afastamento pelo INSS. Tudo isso você encontra aqui no Guia do Ex-Negativado, continue lendo e confira!
Como conseguir atestado médico de 7 dias?
Para isso, o trabalhador deve buscar auxílio médico diante da existência de sintomas e condições que prejudiquem a prestação de serviços com a devida qualidade de vida.
Também, que possam colocar em risco a saúde ou vida dos demais trabalhadores locais.
Todavia, é importante ressaltar que é o médico quem decide quantos serão os dias de afastamento sem prejuízo à remuneração.
Ele o faz com base em exames clínicos e laboratoriais e com a consideração do tempo necessário para a recuperação do trabalhador.
Portanto, não há como garantir que o trabalhador irá conseguir atestado médico de 7 dias, ou de período inferior ou superior. Isso sempre dependerá de cada caso e da análise médica.
Quais são as doenças que garantem atestado médico?
São inúmeras as condições de saúde que permitem o afastamento do trabalhador das suas atividades por motivos de doenças. Elas podem ser físicas ou psíquicas, com maior ou menor gravidade.
Por exemplo, o trabalhador pode conseguir atestado médico de 7 dias, ou período maior ou menor, em razão de gripe, do diagnóstico de Covid-19, por fratura de um osso ou para tratamento de câncer.
Por outro lado, também pode obter o documento de afastamento médico em razão de condições como crises de ansiedade e depressão.
Dessa maneira, são inúmeros os motivos que concedem atestado aos trabalhadores.
Quando o afastamento médico se converte em afastamento pelo INSS?
Quando o trabalhador conseguir atestado médico de mais de 7 dias ele pode, em algumas situações, obter o afastamento pelo INSS pela obtenção de auxílio-doença.
Isso acontece quando o atestado indicar a necessidade de tempo superior a 15 dias de afastamento para a recuperação do trabalhador.
Neste caso, há o encaminhamento do trabalhador ao INSS, onde ele deverá passar por perícia médica e poderá obter o benefício previdenciário temporário.
Leia também: Como saber se meu benefício do INSS foi aprovado? Passo a passo e prazos
Para conhecer outros direitos dos trabalhadores e benefícios do INSS que ficam disponíveis para eles, baixe e acesse o App do Guia. Ele é gratuito e ajuda você a exercer seus direitos!