Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF? Veja agora 4 maneiras

A dúvida sobre como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF costuma ser levantada todos os meses no início de cada ciclo de pagamentos do benefício. Desta vez, não é diferente, com a busca novamente alta por informações sobre a possibilidade de ser beneficiado em setembro de 2022.

O que é Auxílio Brasil e quanto paga?

Auxílio Brasil é o maior programa de transferência de renda do Brasil, lançado pelo atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL), como forma de substituir o antigo Bolsa Família, criado na então gestão do ex-presidente da República Lula (PT).

Com valor-base de R$ 400 por mês, o Auxílio Brasil ainda ganhou um extra de R$ 200 de agosto a dezembro para todos os beneficiários que estão cadastrados – atualmente são mais de 20,2 milhões de famílias aptas a receber o benefício mensalmente.

Após a ampliação temporária do valor do benefício para R$ 600, as dúvidas aumentaram ainda mais sobre quem pode receber ou como saber se está recebendo por meio de uma consulta via CPF. São dúvidas como essa que explicaremos abaixo.

Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF?

Existem quatro formas de realizar a consulta do Auxílio com o seu CPF – ou com o número do NIS, caso não possua a numeração do Cadastro de Pessoa Física em mãos no momento.

Duas formas são por métodos digitais, que são os seguintes:

  • Aplicativo Auxílio Brasil; e
  • Aplicativo Caixa Tem.

Nos dois casos, é necessário baixar para o seu smartphone (Android ou iOS) e realizar login com CPF e senha cadastrados no Caixa Tem.

Após fazer acesso a um dos aplicativos, você poderá consultar se possui saldo a receber em setembro de 2022 quanto ao Auxílio Brasil.

Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF? Veja maneiras
Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF? Veja maneiras (Foto: Ag. Brasil)

Como consultar Auxílio Brasil pelo telefone?

Outras duas maneiras são por métodos convencionais, através das centrais de atendimento via telefone:

  • Telefone 121, do Ministério da Cidadania;
  • Telefone 111, da central de atendimento da Caixa Econômica Federal.

Já nesses casos, o cidadão pode ligar gratuitamente para um dos números citados acima e solicitar a consulta do seu Cadastro Único e se está apto a receber o Auxílio Brasil neste mês.

É possível realizar a consulta tanto por meio do CPF, como também com o número do NIS do responsável pelo Cadastro Único da família.

Como o Auxílio Brasil é pago?

O benefício é repassado exclusivamente através da poupança digital da Caixa, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Por sinal, o próprio app também pode servir como consulta através da opção de extrato no menu.

Basta consultar em lançamentos futuros, dentro do extrato, para conferir a data em que receberá o benefício no mês em questão.

Como usar o Auxílio Brasil?

É possível utilizar os valores através da própria poupança digital da Caixa, realizando pagamentos ou transferindo via Pix.

Outra opção é sacar em uma casa lotérica ou caixa eletrônico da CEF, por meio do código de saque sem cartão mostrado no Caixa Tem.

Deixe um comentário