,

Como declarar Pix no Imposto de Renda 2023? Será mesmo preciso declarar? Saiba já

27/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como declarar Pix no Imposto de Renda 2023? Preciso declarar Pix? Saiba tudo agora e não erre no momento da declaração.

Publicidade

Como declarar Pix no Imposto de Renda? Está oficialmente aberto o período para declarações de ganhos ao longo do ano de 2022 por parte dos contribuintes brasileiros. No entanto, a dúvida fica sobre como e se é preciso declarar as transações via Pix. Entenda todo o assunto aqui no Guia do Ex-Negativado.

Pix é o sistema de transações instantâneas que já ganhou uma grande popularidade entre os consumidores brasileiros, sendo destaque pela versatilidade e praticidade no uso.

Por ainda se tratar de uma função relativamente nova, lançada em 2020, ainda existem dúvidas relacionadas ao serviço, como por exemplo se é necessário declarar todos os valores movimentados com Pix em 2022.

Preciso declarar Pix no Imposto de Renda 2023?

Não é necessário e nem existe um campo específico para declarar as movimentações detalhadas de envio e recebimento com Pix no seu Imposto de Renda referente ao ano passado.

Por outro lado, toda a quantia movimentada através de Pix e outras formas de pagamento devem constar na declaração de forma acumulada.

Afinal, como declarar Pix no Imposto de Renda 2023?

Deixando de lado a forma de pagamento, o que deve ser declarado é o montante das suas receitas no ano-base em questão, no caso 2022.

Isto é, a declaração é independente da forma que o dinheiro foi recebido: por Pix, depósito, transferência internacional, doações, máquina de cartão, boleto, Ted, conta-salário ou qualquer outra forma.

O contribuinte deve ficar atento ao somatório de rendimentos para não cair na malha fina e possivelmente receber algum valor como restituição do Imposto de Renda.

Empresas devem ter atenção maior

Já no caso das contas de empresas (Pessoas Jurídicas), é necessário ter uma atenção maior para o caso especialmente das notas fiscais. No entanto, a declaração é em outro momento.

Para esse caso, entretanto, é fundamental que o total das notas fiscais emitidas seja superior ao total da movimentação de dinheiro recebido via Pix.

App para te ajudar a organizar suas finanças

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça