Como declarar união estável? Saiba tudo o que você precisa para formalizar a relação

20/01/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda como declarar a união estável e tire suas dúvidas sobre o que é necessário para fazer a declaração e as consequências dela.

Publicidade

Como declarar a união estável – Quer formalizar a relação amorosa e quer saber como declarar união estável? Pois saiba que você está no lugar e no caminho certo. Afinal, a formalização é um importante passo e traz uma série de garantias.

Por exemplo, o reconhecimento da união estável garante direitos perante a Previdência Social, tais como a pensão por morte. Igualmente, determina o que é do casal e o que é de cada um, individualmente.

Mas como registrar essa união? Descubra tudo o que você precisa saber sobre os trâmites da formalização aqui no Guia do Ex-Negativado. Abaixo você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o tema.

Como declarar a união estável?

Para isso, é necessário ir até um cartório civil com duas testemunhas e os documentos para o registro, como veremos abaixo. Além disso, há a necessidade de pagamento de uma taxa.

O registro formal da união pode ser feito pela constituição de uma declaração de união estável ou pela formalização de um contrato de união estável.

Quem pode declarar a união estável?

Tanto casais homoafetivos quanto heteroafetivos. Para fazer a declaração, é necessário que ambos os membros do casal tenham 18 anos de idade ou mais.

Além disso, também é necessário que sejam solteiros, viúvos ou divorciados. Ou seja, quem mantém um casamento não pode ter uma união estável paralela.

O que é preciso para fazer o registro da união estável?

A declaração de união estável depende da apresentação dos seguintes documentos de cada um dos membros do casal:

  • Certidão de nascimento;
  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento anterior, caso haja.

Além disso, o casal deverá acompanhar 2 testemunhas que presenciarão o registro da união. Igualmente, os companheiros deverão assinar o contrato ou declaração e autenticar as assinaturas.

Preciso conviver por um período mínimo para promover a união?

Não. Embora muitos acreditem que haja um prazo de 3 anos, a lei não impõe tempo mínimo para que haja o reconhecimento da relação ou para que se possa declarar a união estável.

Preciso de um advogado para formalizar a união estável?

Não, apesar de que é interessante contar com um profissional para declarar a união estável. Assim, é possível determinar, desde logo, cláusulas específicas que serão válidas sobre a relação. Por exemplo, estipular o regime de comunhão de bens.

E se não houver a declaração da união estável?

Você não precisa declarar a união estável para que ela exista. Ou seja, mesmo que não haja o registro de um termo de união ou contrato em um cartório, ela ainda pode ser reconhecida.

Isso ocorre porque o seu reconhecimento decorre de uma relação e convivência pública, contínua e duradoura. Outro fator que a caracteriza é o objetivo de constituição familiar.

Portanto, mesmo os casais que optem por não registrar a união estável não estão livres de que haja o seu reconhecimento. Neste caso, deve-se apresentar provas sobre a união.

As provas incluem fotos, certidão de nascimento de filho comum, disposições em testamentos ou seguros, comprovação de mesmo domicílio (contas em nome dos dois, etc.), entre outros.

Saiba como organizar o orçamento familiar

Se você pretende declarar a união estável e constituir família, saiba que uma ótima maneira de começar esse importante passo é pela adoção do orçamento familiar.

Com ele, é possível controlar despesas e renda da família, assim como determinar objetivos a curto, médio e longo prazo. Para isso, é imprescindível anotar as despesas, conhecer sobre investimentos e sobre os melhores produtos do mercado financeiro.

Pois saiba que você encontra tudo isso e muito mais no App do Guia. Gratuito, ele conta com planilhas para anotação de gastos, simulador de empréstimos e notícias do mundo das finanças. Baixe e confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça