Servidor público em estágio probatório: quanto tempo? O que reprova? Quais os direitos? Veja

09/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quais são os direitos do servidor público em estágio probatório? Ele pode ser demitido? Quanto tempo dura o período? Veja respostas aqui!

Publicidade

O servidor público em estágio probatório é aquele trabalhador que, ainda que preste serviços para órgão público após aprovação em concurso, ainda não goza de estabilidade.

Afinal, o primeiro período que sucede a assunção de cargo público se volta justamente à aptidão para exercê-lo. Portanto, é como se o cidadão ainda estivesse em avaliação.

Para saber a duração do estágio e os direitos do servidor, continue lendo. Veja, no Guia do Ex-Negativado, tudo sobre este período.

O que é o estágio probatório para servidor público?

O estágio probatório é uma obrigação imposta por lei a todos os servidores públicos do Brasil. Portanto, atinge os da esfera federal, estadual ou municipal.

Ele é um período que serve para avaliar as capacidades do trabalhador. Enquanto as provas do concurso faziam a avaliação teórica, o estágio se refere à prática.

Desse modo, durante o estágio probatório o servidor público passa pela avaliação dos seus superiores. Eles analisarão sua produtividade, responsabilidade, disciplina e assiduidade.

Somente depois da superação deste estágio é que os servidores públicos passam a ter estabilidade. Ela garante a manutenção do emprego pelo trabalhador.

Qual é a duração do estágio probatório?

Esse período tem duração de 3 anos. Ele começa a contar imediatamente após o trabalhador assumir o cargo em órgão público.

Contudo, cuidado! Mesmo o servidor público que já cumpriu o estágio probatório pode ter a obrigação de passar por um novo período de avaliação.

Isso acontece quando há mudança de cargo. Afinal, o estágio inicialmente cumprido dizia respeito a outra função. Portanto, a mudança de atividade requer um novo período de avaliação.

Servidor público em estágio probatório
Servidor público em estágio probatório / Fonte: Canva Pro

Quais são os direitos do servidor público durante o estágio probatório?

Mesmo durante este período o servidor não pode sofrer exoneração sem que passe por um inquérito interno.

Portanto, ainda que o trabalhador não tenha estabilidade nesse momento, também não pode simplesmente passar pela dispensa sem justa causa.

Além disso, o servidor em estágio probatório também pode gozar de licença durante o período. Nesse caso, há suspensão da contagem do período de avaliação.

Conheça outros direitos do servidor e saiba quando receberá o PASEP!

Quando há reprovação no estágio que antecede a estabilidade do servidor?

O estágio probatório serve para analisar o servidor público que obteve aprovação em concurso. Portanto, não há garantia de que o trabalhador receberá aprovação ao final do período.

A reprovação acontece diante de situações tais como faltas injustificadas, ausência de qualidade nas atividades, falta de iniciativa e de cumprimento de ordens de superiores.

Igualmente, ações imprudentes, assim como comportamento contrário do que se espera de um servidor, como assédio moral e outros.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça