Call us now:
Você sabe como é feito o empréstimo consignado? O tema se tornou um dos mais comentados da Internet nas últimas semanas em meio à expectativa do lançamento da modalidade para o Auxílio Brasil, mas já existe no mercado financeiro brasileiro desde 2004.
O que é empréstimo consignado?
Trata-se de uma modalidade de empréstimo no qual as parcelas são pagas através de débito na folha de pagamento mensal do contratante.
Criado pelo Banco Central há exatamente 18 anos, a modalidade de crédito conquistou um enorme crescimento e segue sendo um dos empréstimos mais requisitados pelos consumidores brasileiros.
Inicialmente pensado para aposentados e pensionistas, também conquistou popularidade entre os funcionários públicos e até entre trabalhadores com carteira assinada. Ou seja, todo o público com pagamento garantido.
Agora, também é liberado para quem faz parte do grupo de beneficiários do Auxílio Brasil.
Como é feito o empréstimo consignado?
Muito conhecido principalmente entre aposentados e pensionistas do INSS, o empréstimo, como dito anteriormente, tem suas parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento ou do benefício.
Para ser feito, entretanto, será necessário autorizar a concessão de crédito consignado para o seu CPF através da plataforma que faz o seu pagamento mensal.
Para quem é servidor público, a autorização para o consignatário (banco) deve ser feita pelo portal gov.br; quem é beneficiário do INSS, através do aplicativo do INSS; e quem é do Auxílio Brasil, pelo Caixa Tem ou app do programa.
Com a autorização feita, basta procurar um banco que trabalha diretamente com empréstimos consignados, de preferência uma instituição financeira com juros baixos.
A aprovação ocorre apenas com RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda, de forma simples e direta.
Vantagens do crédito consignado
Dentre as suas principais vantagens, estão os seguintes pontos:
- Crédito descomplicado, podendo ser aprovado rapidamente;
- Parcelas fixas;
- Menores taxas de juros do mercado;
- Liberação de crédito mesmo para quem não é correntista de um banco;
- Alternativa para quitar dívidas ou trocar uma dívida antiga por uma nova mais barata.
Desvantagens do empréstimo consignado
Olhando por outro lado, as maiores desvantagens de um empréstimo consignado são essas:
- Dívida de longo prazo;
- Risco de precisar quitar a dívida de uma vez só caso perca o emprego ou deixe de receber um benefício do INSS;
- Sem chance de adiamento ou suspensão do contrato.