Fazer cadastro Minha Casa Minha Vida pela Internet – O programa de habitações populares do governo federal voltou a se chamar “Minha Casa Minha Vida”, em 2023, com novas regras.
Entretanto, a forma de conseguir o cadastro ainda deixa dúvidas entre muitos cidadãos, assim como quem pode ter acesso ao programa. O Guia do Ex-Negativado explica em detalhes abaixo. Confira!
Quem pode adquirir um imóvel através do Minha Casa Minha Vida?
Em 2023, o governo Lula definiu novas regras para o programa, em especial quanto às faixas de renda, que chegam até a pessoas que ganham até R$ 8 mil mensais, no caso das moradias urbanas.
A divisão de acordo com faixas de renda funciona dessa maneira:
- Faixa Urbano 1 – renda bruta familiar mensal até R$ 2.640
- Faixa Urbano 2 – renda bruta familiar mensal de R$ 2.640,01 a R$ 4.400 e
- Faixa Urbano 3 – renda bruta familiar mensal de R$ 4.400,01 a R$ 8.000
Já famílias residentes em áreas rurais foram divididas dessa forma:
- Faixa Rural 1 – renda bruta familiar anual até R$ 31.680
- Faixa Rural 2 – renda bruta familiar anual de R$ 31.680,01 até R$ 52.800 e
- Faixa Rural 3 – renda bruta familiar anual de R$ 52.800,01 até R$ 96.000
Cada faixa de renda define a taxa de juros e as condições do financiamento que será oferecido à família em questão.
Saiba mais: Minha Casa, Minha Vida 2023: confira valores taxas e condições
Tem como fazer cadastro Minha Casa Minha Vida pela Internet?
A resposta é sim, mas depende de cada localidade, e apenas para famílias que façam parte da Faixa 1 de renda.
Isso porque, para participar do plano de moradias do governo, as famílias devem efetuar sua inscrição na prefeitura da cidade onde vivem.
Portanto, a possibilidade ou não de conseguir fazer um cadastro Minha Casa Minha Vida pela Internet depende da plataforma online da prefeitura em questão.
Como exemplo, a prefeitura de Salvador disponibiliza o site casavida.salvador.ba.gov.br para quem reside na cidade.
Mas, não é só isso.
Após a inscrição, a Caixa Econômica Federal, responsável pelo programa, irá analisar e validar os dados fornecidos pelas famílias ao governo municipal.
O que fazer depois do cadastro no site do Minha Casa Minha Vida?
Aquelas famílias que tiverem seus cadastros aprovados serão comunicadas pela Caixa sobre a data do sorteio das moradias.
Esse sorteio acontece quando a demanda por moradias é maior do que a quantidade de unidades habitacionais disponíveis.
O sorteio é realizado para definir quais famílias serão contempladas com as unidades habitacionais disponíveis, com prioridade para cidadãos da Faixa 1, que possuem a menor renda.
As famílias selecionadas no sorteio serão informadas sobre a data e os detalhes necessários para a assinatura do contrato de compra e venda do imóvel.
Antes de finalizar o processo, o cadastro das famílias contempladas será novamente avaliado e validado para garantir que atendam a todos os requisitos estabelecidos pelo programa.
Com a aprovação e validação do cadastro, a família poderá assinar o contrato de financiamento para viabilizar o pagamento do imóvel ao longo do tempo estipulado.
E se não tiver como fazer cadastro Minha Casa Minha Vida pela Internet?
Nesse caso, será necessário iniciar sua simulação de financiamento no site oficial da Caixa e, em seguida, comparecer a uma agência bancária da Caixa para dar continuidade à solicitação de cadastro.
Continue lendo aqui: Minha Casa, Minha Vida inscrição 2023: quem pode fazer na agência da Caixa? Conheça regras
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