Como funciona a Bolsa de Valores? Aprenda a investir e saiba como lucrar

Como funciona a Bolsa de Valores – Muito se fala a respeito da Bolsa de Valores, mas, assim como ela é extremamente popular no mercado, também levanta uma série de dúvidas entre pessoas que não são tão habituadas com este tema.

Pensando nisso, o Guia do Ex-Negativado responde todas as dúvidas sobre a Bolsa de Valores. Aprenda tudo sobre seu funcionamento, como investir e, principalmente, de qual forma o investidor consegue o lucro desejado.

O que é e como funciona a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é um mercado financeiro onde são negociados diversos ativos financeiros, sendo que as ações são mais populares. No entanto, também é um local para negociar títulos de dívida e fundos imobiliários, por exemplo.

Em termos práticos, é uma plataforma onde os investidores podem comprar e vender esses ativos, visando obter lucro com as variações de preços.

Ela funciona por meio de uma plataforma virtual, na qual todas as corretoras de investimentos se conectam para oferecer os ativos financeiros disponíveis.

Nessa plataforma, as negociações são realizadas de forma transparente e segura, sendo gerenciada pela própria Bolsa (B3), que é responsável por garantir que todas as negociações sejam realizadas de acordo com as regras estabelecidas.

Como investir na Bolsa de Valores?

Para negociar na Bolsa, é necessário ter uma conta em uma corretora de valores (clicando aqui você encontra algumas das melhores do país).

Elas são intermediárias entre os investidores e a própria Bolsa realizando as transações em nome dos seus clientes.

  1. Abra uma conta: É necessário abrir uma conta em uma corretora de valores para começar a investir na bolsa de valores;
  2. Defina seu perfil de investidor: Isso envolve entender seu nível de aversão ao risco, seus objetivos financeiros e seu prazo de investimento;
  3. Estude as empresas: antes de investir em ações de uma empresa, é importante estudar seus fundamentos, como sua posição no mercado, lucratividade, dívida e outros indicadores;
  4. Invista: o dinheiro a ser investido nos ativos deverá ser depositado na sua conta aberta na corretora escolhida. Portanto, após definir seu perfil e estudar as empresas, poderá iniciar seus investimentos.

Como lucrar na Bolsa de Valores?

Primeiramente, é fundamental entender que todos os ativos negociados na B3 são de renda variável. Sendo assim, não há nenhuma certeza de lucro, pois, como o termo já indica, vai variar para mais ou para menos.

Os preços dos ativos negociados na bolsa de valores são determinados pela oferta e demanda.

Quando há muitos compradores interessados em um determinado ativo, seu preço tende a subir. Já quando há muitos vendedores, o preço tende a cair.

Ou seja, o lucro é determinado quando um investidor possui ativo financeiro que está sendo alvo de interesse do mercado, fazendo com que seu valor de venda suba.

Além disso, as empresas listadas na Bolsa divulgam informações relevantes aos investidores, que podem influenciar as decisões de compra e venda de ações, afetando os preços.

A partir daí, é possível negociar tais ativos com custo mais alto do que o que foi comprado, ou ficar com eles enquanto aguarda novos aumentos.

App grátis para anotar despesas e organizar suas finanças pessoais

É fundamental acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão!

Acesse diariamente o App do Guia e fique sempre em dia com seus direitos e benefícios!

Deixe um comentário