Estudo revela que o consumo hídrico é absurdamente desigual entre as classes sociais

14/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Parcela mais rica da população chega ao consumo de recursos hídricos 50 vezes mais os em comparação a parcela mais pobre das grandes cidades.

Publicidade

Um estudo realizado pela revista científica “Nature Sustainability” analisou como o consumo de recursos hídricos muda conforme a renda familiar. O estudo de caso analisou a Cidade do Cabo, cidade portuária localizada na costa sudoeste da África do Sul, e revelou que o consumo de água chega a ser 50 vezes maior pela parcela mais rica da população, em comparação aos cidadãos de baixa renda da mesma região. Veja a seguir mais detalhes deste estudo.

Parcela mais rica da população chega a representar mais de 51% de todo o consumo de recursos hídricos

Considerando que as pessoas mais ricas não ultrapassam os 15% dos habitantes da cidade, esse valor chega a ser considerado um absurdo.

Os motivos que indicam esse consumo elevado estão mais relacionados à utilização não essencial, como lavagem de carros e manutenção de jardins e piscinas. Dessa forma, essa parcela da população, que também possuem casas maiores, acabam por consumir níveis absurdos de água.

Enquanto isso, a parcela mais pobre da população, que representa cerca de 62% dos habitantes, não é responsável por mais de 30% do consumo hídrico.

O estudo também aponta que a análise realizada na cidade do Cabo – que inclusive sofreu com a seca por cerca de 2 anos – não é exclusiva, e neste sentido, o mesmo problema já foi relatado por diversas cidades ao redor do globo.

Escassez hídrica: um problema real que precisa de solução

Mais de 80 cidades sofrem com a seca extrema desde os anos 2000, dentre elas: Melbourne, Miami, Bengaluru, Barcelona, Londres, Pequim, São Paulo, Harare.

As mudanças climáticas são consideradas os principais motivos associados à escassez hídrica. No entanto, as questões sociais não são consideradas, resultando em soluções que não consideram o padrão de consumo desigual entre as classes sociais.

Dessa forma, segundo o estudo, o primeiro passo para garantir o abastecimento de água adequado é apresentar uma melhor redistribuição dos recursos hídricos.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça