Como investir e ter lucro com CDB? Conheça detalhes

Para entrar no mercado de investimentos, é fundamental saber como investir e ter lucro com CDB. Isto porque, esta é uma das modalidades mais simples e que, em muitos casos, prometem lucro consideravelmente com baixo risco. Conheça mais detalhes neste post.

O que é CDB?

Antes de mais nada, explicaremos do que se trata CDB. Afinal, é necessário saber como funciona qualquer tipo de aplicação antes de realiza-la.

Trata-se da sigla para Certificado de Depósito Bancário e é um investimento de renda fixa cujo rendimento vai depender do período da aplicação. Entretanto, com o investidor já sabendo quanto esperar como retorno. Afinal, o valor não é variável.

Funciona como uma operação de crédito pessoal, mas de forma invertida. O investidor é quem empresa uma quantia para as instituições financeiras, que, em troca, devolvem o valor emprestado com juros.

CDBs são títulos privados emitidos por inúmeros bancos e corretoras de investimento com o objetivo de fechar o dia com saldo positivo, cumprindo, assim, as exigências do Banco Central do Brasil.

Como investir em CDB e ter lucro?

Assim como havia sido destacado anteriormente, os CDBs são títulos que formam a modalidade mais simples de investimento do mercado, podendo ser alcançada por qualquer usuário neste momento.

Para investir em CDB, basta ter uma conta aberta em alguma corretora ou até mesmo em algum banco que ofereça uma página de investimentos em seu próprio aplicativo.

Para ter lucro, é necessário escolher um título com rentabilidade baseada em uma taxa a partir de 100% do CDI ou preferencialmente mais.

O investimento deve ser mantido pelo tempo em que você achar que é suficiente para obter um lucro satisfatório, com ou sem aplicações mensais ou periódicas.

Como investir e ter lucro com CDB? Conheça detalhes
Como investir e ter lucro com CDB? Conheça detalhes

Em quais aplicativos devo usar para investir e ter lucro em CDB?

Por exemplo, as fintechs Nubank, C6 Bank, Banco Inter e PagBank possuem páginas robustas com opções de investimento diretamente no aap. Os grandes bancos também, como por exemplo Itaú, Bradesco, BB, Caixa e Santander.

De toda forma, basta acessar a página de investimentos e procurar por Renda Fixa. É nesse menu que serão mostrados os mais variados títulos de CDB, emitidos pelo próprio banco ou por outras instituições financeiras.

Quando vale a pena investir em CDB?

Vale a pena investir em CDB quando a rentabilidade for de no mínimo 100% do CDI, pois ele vai variar junto com a taxa Selic, que é a taxa básica de juros do Brasil, atualmente em alta.

Hoje, um CDB a 100% do CDI renderia 13,65% ao ano, o que pode ser considerada como uma lucratividade consideravelmente boa.

Geralmente, esses títulos possuem resgate diário, o que facilita para quem quer investir por pouco tempo.

Já os CDBs que rendem a mais do que 100% do CDI possuem prazos longos de carência e de validade, o que pode valer a pena somente para quem tiver mais paciência.

Qual é o investimento mínimo do CDB?

Varia de acordo com o banco que está o oferecendo. Por exemplo, o CDB do PagBank possui investimento mínimo de apenas R$ 1.

Já outros títulos do próprio banco digital necessitam de uma aplicação mínima inicial de R$ 500 ou mais. Vai depender do tipo de título, conforme a rentabilidade, carência de resgate e validade do título.

Deixe um comentário