Como investir em ouro no Brasil? Conheça opções seguras

Saber como investir em ouro costuma levantar dúvidas entre potenciais investidores ou simplesmente entre interessados no tema. Explicaremos diferentes maneiras de realizar esse tipo de investimento no Brasil.

Ouro é um dos ativos mais valiosos em todo o mundo, sendo um produto que tem valor estipulado conforme as flutuações nas bolsas de New York e de Londres, respectivamente nos Estados Unidos e Inglaterra, que são os principais mercados.

O Banco Central é o responsável por publicar diariamente o preço médio de medidas do ouro para o mercado brasileiro. Porém, seu valor costuma ficar estabilizado em patamares elevados frequentemente.

Quanto vale 1g de ouro no Brasil?

Neste dia 3 de setembro de 2022, 1g de ouro é negociado ao valor de R$ 286,11 no mercado nacional.

Isso quer dizer que 1kg de ouro no país custa o valor equivalente a R$ 286.110,00. Destacando novamente, o preço deste mineral costuma ser elevado no mercado por conta da sua alta valorização.

Então, como investir em ouro no Brasil hoje?

Existem maneiras diversas de investir em ouro no país, sendo com a compra do metal precioso em sua forma física ou simplesmente em investimentos através de corretoras. Confira:

Fundo de investimentos em Ouro

Essa é a forma mais popular de investimento em ouro no Brasil, por também ser a considerada mais simples.

São fundos de investimento que correspondem a um patrimônio investido de forma direta, ou até mesmo indireta, em ouro, com divisão entre os cotistas.

Cada investidor pode adquirir uma cota do fundo e receber em troca a valorização da sua parcela.

Como investir em ouro no Brasil? Conheça opções seguras
Como investir em ouro no Brasil? Conheça opções seguras (Foto: Canva Pro)

Investir em ouro físico

Existe, sim, a possibilidade de aquisição de barras ou moedas de ouro puro no mercado. O maior problema, entretanto, é a preservação do metal em um local seguro.

Nesse tipo de caso, investidores costumam apostar em cofres de alta segurança, nos bancos, ou em depósitos especializados, porém o valor de custódia é geralmente alto.

A venda de ouro físico é feita somente em distribuidores especializados e autorizados.

ETFs

É a sigla para Exchange Traded Funds, que nada mais são do que fundos de investimentos montados com o intuito de espalhar o desempenho de um índice de mercado

Para investimentos em ouro através dessa modalidade, é necessário ter acesso à Bolsa de Valores, por meio de uma corretora de investimentos, através da sigla GOLD11.

Esse é um ETF que acompanha o preço do ouro na moeda norte-americana.

Contratos futuros

São acordos de compra com valor prefixado para determinada data. É possível adquirir contratos desse tipo através do código de negociação OZ1 na Bolsa de Valores do Brasil.

Contratos à vista

Por outro lado, há também os contratos para pagamento à vista, podendo realizar negociação de acordo com frações do contrato. Também são opções encontradas em corretoras de valores.

BDRs

Também podem ser encontrados em corretoras de investimentos os BDRs da Aura Minerials (AURA33), que equivalem a 1/6 do valor da ação ordinária da empresa que abriu capital em uma bolsa de valores estrangeira.

Deixe um comentário