Uma boa parte dos cidadãos que estão com o financiamento estudantil atrasado tem como participar do Desenrola Fies 2024. Essa é uma oportunidade de negociar os débitos em atraso e de quitar os valores decorrentes do ensino superior, inclusive com benefícios como descontos.
O programa surgiu ainda em 2023. Seu objetivo é diminuir o número de estudantes e ex-estudantes do ensino superior inadimplentes com as parcelas do financiamento estudantil.
Embora não sejam todas as dívidas de financiamento estudantil que possam ser negociadas por meio dele, uma grande parte se enquadra nos seus requisitos.
Veja quais são eles, os prazos para adesão e como fazer parte do programa.
Leia também:
- Fies Social: Novidade permite financiar 100% da faculdade
- Existe mesmo perdão da dívida do Fies na Caixa e Banco do Brasil?
Quem pode participar do Desenrola Fies 2024
Para participar do programa de renegociação da dívida estudantil é necessário preencher dois requisitos. São eles:
- Ter entrado no Fies até o final de 2017;
- Estar em dívida com o Fies na data de 30 de junho de 2023.
Quais são as condições de pagamento das dívidas estudantis pelo Desenrola Fies?
As condições variam, pois dependem do tempo de inadimplência que o cidadão tinha em 30 de junho do ano passado, bem como da sua inscrição no Cadastro Único.
Ao todo, são 4 faixas de renegociação, sendo que uma delas se volta a quem está em dia com o pagamento das parcelas, mas deseja quitá-las com condições mais benéficas.
90 dias ou mais de inadimplência em 30/06/2023
Quem já estava com atraso de 90 dias ou mais no pagamento do Fies em 30 de junho de 2023 pode renegociá-lo à vista ou em parcelas. São possibilidades:
- Pagamento à vista, com desconto de 100% sobre juros/multas e de 12% sobre o valor atrasado;
- Parcelamento da dívida em 150 vezes, com perdão dos juros e das multas.
360 dias ou mais de atraso em 30/06/2023
Também podem participar do Desenrola Fies 2024 aqueles que estivessem em atraso com as parcelas do financiamento há 360 dias ou mais em 30 de junho do ano passado.
Aqui, as condições são as mesmas para a negociação à vista ou em parcelas.
O devedor tem a chance de conseguir desconto de até 77% sobre o valor consolidado da dívida. Além disso, pode parcelá-la em 15 vezes.
360 dias ou mais de atraso em 30/06/2023 para inscritos no CadÚnico ou que receberam Auxílio Emergencial
Alunos com dívida superior a 360 dias no financiamento estudantil em 30/06/2023 e que sejam inscritos no Cadastro Único, ou tenham recebido Auxílio Emergencial, também encontram boas condições na renegociação.
Eles podem conquistar até 99% de desconto sobre o valor total da dívida, cujo pagamento pode ocorrer à vista ou em 15 parcelas.
Desenrola Fies para adimplentes
Alunos que não estejam em atraso com as parcelas do financiamento estudantil também serão beneficiados pelo programa.
Este grupo poderá, caso queira, realizar a quitação do valor restante do financiamento com 12% de desconto, desde que o pagamento ocorra em parcela única.
Até quando posso negociar dívida pelo Desenrola Fies 2024?
É possível se inscrever no programa de negociação das dívidas de financiamento estudantil até o dia 31 de maio de 2024.
Como participar do Desenrola Fies 2024?
Para isso, quem se enquadra nas condições de renegociação da dívida estudantil deve buscar a instituição bancária com a qual firmou o financiamento. Ou seja, o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal.
Aliás, é possível realizar a negociação de forma 100% online.
No internet banking de ambas as instituições o estudante encontra a opção de simular a renegociação e, caso concorde com as condições, basta aceitar e assinar o contrato de forma digital.
Por outro lado, quem preferir o atendimento presencial pode buscá-lo em qualquer agência que pertença ao banco com o qual realizou o financiamento.
Confira ainda: