Como pedir demissão por motivos pessoais: existe demissão imediata? Entenda

22/01/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como pedir demissão por motivos pessoais? Saiba como funciona a rescisão por pedido de demissão, como fica o aviso prévio e seus direitos.

Publicidade

Como pedir demissão por motivos pessoais? Muitos trabalhadores têm receios em comunicar o desejo de dar fim ao contrato de trabalho, especialmente quando se deseja deixar o emprego imediatamente.

Mas será que é possível pedir demissão imediata? O Guia do Ex-Negativado ajuda você com essa questão, hoje. Saiba a resposta, os trâmites e os direitos que se garantem ao trabalhador.

Como pedir demissão por motivos pessoais?

Primeiramente, cabe ressaltar que o pedido de demissão não precisa ser motivado. Isto é, o trabalhador não possui qualquer obrigação de justificar o desejo de dar fim ao contrato de trabalho.

O pedido de demissão requer apenas a apresentação de uma carta informando à empresa o desejo de encerrar o vínculo. Ela deve ser escrita à mão e deve conter a assinatura do trabalhador.

Existe demissão imediata?

Sim, existe. Contudo, neste caso, o trabalhador deixará de cumprir o aviso prévio. No caso do pedido de demissão, ele é um direito do empregador. Por isso, ele que determina se o exigirá ou não.

O que acontece se o empregador exigir o cumprimento de aviso prévio?

Caso o trabalhador deseje deixar o emprego imediatamente, neste caso o valor correspondente ao tempo de aviso (1 salário) poderá ser descontado das demais verbas rescisórias.

Neste caso, portanto, pode ser interessante que o trabalhador converse, antes, com seu empregador ou responsável pelo setor. Assim, relate o motivo da necessidade de suspender imediatamente a prestação de serviços.

Por exemplo, isso é comum no caso de obtenção de novo emprego. Ou por questões de saúde que envolvam a família do trabalhador. A dica é adicionar, à carta de demissão, o pedido de dispensa do aviso prévio.

Entretanto, o empregador não tem obrigação de aceitá-lo. Portanto, negociar a rescisão é sempre o melhor caminho.

Quero pedir demissão por motivos pessoais; quais são os meus direitos?

Ao pedir demissão, o trabalhador tem direito a receber as seguintes verbas rescisórias:

  • Saldo de salário;
  • 13° salário proporcional;
  • Férias vencidas e proporcionais com adicional de 1/3.

Por outro lado, o pedido de demissão não dá direito ao trabalhador de fazer o saque do Fundo de Garantia e de obter as guias para solicitação de seguro-desemprego.

Quer planejar seus próximos passos? Então conheça o App do Guia

O App do Guia é uma novidade que ajuda você a planejar seu futuro e fazer melhores escolhas financeiras. Nele você encontra, de forma gratuita, uma série de recursos, tais como:

  • Planilha de despesas;
  • Simulador de empréstimos e de financiamentos;
  • Opções de cartões de crédito;
  • Dicas de investimento;
  • Notícias do mundo financeiro;
  • Respostas às principais dúvidas dos direitos do trabalhador e muito mais!

Por isso, baixe-o agora mesmo e veja como planejar o seu futuro é a melhor escolha!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça