Como receber auxílio estudantil do governo 2023? Estudantes poderão se beneficiar

Como receber auxílio estudantil do governo em 2023? O lançamento do Novo Bolsa Família deve acontecer amanhã, 02 de março e deve trazer novidades para estudantes de baixa renda que tenham entre 6 e 18 anos.

A novidade foi divulgada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome no Brasil, Wellington Dias, na cerimônia que recriou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Dessa forma, estudantes de baixa renda de todo o Brasil poderão se beneficiar com as novidades. Elas se voltam ao combate à evasão escolar. Saiba como funcionará e conheça outros tipos de bolsas para estudantes, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Como receber auxílio estudantil do governo em 2023? Bolsa Família terá adicional para estudantes

De acordo com declarações do ministro Wellington Dias, na próxima quinta-feira (2) ocorrerá o lançamento do Novo Bolsa Família. Junto com ele, novos adicionais devem ser divulgados, tais como o adicional para estudantes.

Até o momento não há muitas informações sobre como ele funcionará. Segundo Dias, o valor será pago para famílias que tenham filhos entre 6 e 18 anos. Para receber o benefício, então, exigências como frequência escolar e carteira de vacinação deverão entrar em jogo.

Além disso, para receber o auxílio estudantil do governo em 2023, a família deverá preencher outros requisitos próprios do programa. Por exemplo, deverão se enquadrar nos requisitos de renda e ter inscrição no Cadastro Único.

Bolsa Permanência também oferece auxílio para estudantes

O auxílio estudantil do governo 2023 voltado ao Bolsa Família deve ganhar mais detalhes nesta quinta. Contudo, ele não é a única alternativa para estudantes receberem auxílio.

Por exemplo, é possível receber a Bolsa Permanência. Todavia, ela é exclusiva para alunos quilombolas e indígenas. Para recebê-la, o estudante deve cumprir com estes requisitos:

  • Ter matrícula em curso superior com carga média de 5 horas ou mais por dia;
  • Cursar graduação em universidade ou instituição federal;
  • Comprovar a condição de estudante indígena ou quilombola;
  • Assinatura de Termo de Compromisso.

Ainda, para receber o auxílio estudantil do governo em 2023 no formato da Bolsa Permanência, o estudante não pode ultrapassar 2 semestres do tempo regulamentar do curso.

O valor pago, mensalmente, para cada aluno beneficiário do programa é de R$ 900. Para fazer jus ao benefício, é importante fazer uma inscrição. Você pode obter mais informações sobre ele pelo telefone 0800 616161.

Outros formatos de bolsas de estudo

Além de receber o auxílio estudantil do governo que em 2023 fará parte do Bolsa Família ou a Bolsa Permanência, o estudante universitário brasileiro também pode receber outros tipos de benefícios.

Os principais e mais conhecidos são as bolsas CNPq, da graduação, e CAPES, para programas de pós-graduação. Elas geralmente têm relação com a realização de pesquisa na universidade.

Embora existam regras gerais para ambos os programas, as universidades também podem criar suas próprias regras. Por isso, para saber mais sobre elas, busque se informar na sua instituição de ensino.

Para saber mais sobre bolsas de estudo e outros direitos dos estudantes, conte com o App do Guia. Ele é um canal completo e cheio de informações quentes para deixar você por dentro do que está acontecendo no mundo!

Deixe um comentário