Call us now:
Como receber o abono extra do INSS? Os pagamentos do bônus anual dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários previdenciários iniciaram em maio.
Agora, em junho, ocorre o pagamento da segunda metade dele, operação que se estende até o próximo dia 7, quando se encerra o calendário de liberações.
Para saber quem tem direito ao abono e como sacá-lo, acompanhe o Guia do Ex-Negativado, conheça detalhes sobre suas liberações e veja como resgatá-lo!
Como receber o abono extra do INSS?
Os pagamentos do abono extra, que nada mais é do que o décimo terceiro do INSS, ocorre junto à liberação do pagamento mensal previdenciário.
Isto é, o pagamento do 13° do INSS acompanha o benefício que o cidadão já recebe. Por exemplo, junto à aposentadoria ou à pensão por morte.
É por isso que tanto no pagamento referente ao mês de junho quanto ao desse mês os valores foram maiores do que o normal. Isso ocorre justamente pela adição de uma parte que se refere ao abono extra.
Desse modo, para receber o abono extra do INSS o cidadão precisa apenas resgatar o pagamento do benefício, como já faz normalmente. Isso pode ser feito, por exemplo, com o cartão previdenciário ou em saques presenciais.
Confira se você já recebeu: Aprenda a consultar décimo terceiro pelo CPF
Quem tem direito ao abono extra do INSS?
Todos os beneficiários do INSS tem direito a recebê-lo. Isto é, aposentados e- pensionistas, assim como quem recebe auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-acidente ou reclusão.
Os únicos que não recebem o décimo terceiro do INSS são os beneficiários do BPC, o Benefício de Prestação Continuada. Isso decorre do fato de ele ter natureza assistencial, e não previdenciária.
Haverá um novo pagamento de 13° no final do ano?
Essa tem sido uma dúvida bastante comum. Mas a resposta é não.
Quem tem direito a receber o abono extra do INSS o recebe uma vez só ao ano, em um pagamento que ocorre em duas parcelas.
O que acontece é que tradicionalmente há a antecipação do benefício.
Por isso que os pagamentos ocorrem agora, ainda no primeiro semestre, e não no final do ano, como costumeiramente acontece em relação ao 13° dos trabalhadores.
A única exceção se refere a quem se tornar beneficiário do INSS após a liberação antecipada do abono extra.
Neste caso, então, o recebimento do décimo terceiro ocorrerá ao final do ano e de modo proporcional.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o INSS? Então não perca tempo! Baixe agora mesmo o App do Guia de forma gratuita e veja informações sobre benefícios e suas regras e conheça os seus direitos.