Call us now:
Você sabia que é possível descobrir quanto tempo falta para aposentar sem sair de casa? Para isso há a Calculadora do INSS, que é essencial para você se informar sobre seus direitos. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja hoje, 19 de setembro, como ela funciona.
Passo a passo de como descobrir quanto tempo falta para aposentar
A calculadora do INSS fica disponível dentro do INSS, acessível tanto por aplicativo para celular quanto pelo portal para acesso pelo navegador da internet.
Confira o passo a passo para fazer a consulta:
- Primeiramente, acesse o Meu INSS;
- Logo depois, faça login com o número do CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro, basta clicar na opção para se cadastrar e seguir as instruções em tela;
- Então, na tela inicial do aplicativo ou do portal, clique em “Do que você precisa?”;
- Escreva, na caixa de pesquisa “simular aposentadoria” e clique na opção correspondente;
- Assim, seus dados pessoais e referentes aos vínculos de emprego e recolhimentos ao INSS feitos ao longo da vida;
- Caso necessário, altere os dados incorretos clicando no lápis ao lado de cada opção;
- Para consultar quanto tempo falta para e aposentar, clique em “Recalcular”;
- Pronto! Você terá em mãos um relatório completo. Caso queira guardá-lo, clique em “Baixar PDF” e o salve no dispositivo.
Aliás, saiba que caso a calculadora indique que você já tem direito à aposentadoria, é possível requerê-la no mesmo momento. Para tanto, clique em “Pedir Aposentadoria” e siga as instruções em tela.
Depois, para acompanhar o pedido, acesse o Meu INSS. Em seguida, clique em “Serviços” > “Benefícios” > “Meus benefícios” > “Consultar pedido”. Selecione o pedido correspondente e veja como está o procedimento.
Cuidados ao consultar tempo restante de contribuição para obter a aposentadoria
Saiba que nem sempre o tempo que falta para aposentar indicado pelo Meu INSS está correto. Isso pode acontecer por duas razões:
- Pela desconsideração de direitos à aposentadoria especial, como é o caso de quem prestou serviços em condições insalubres ou perigosas;
- Pela inexistência de informações sobre alguns dos seus vínculos empregatícios.
Isso acontece especialmente porque o Meu INSS não analisa eventuais erros de informações ou ausência delas. Portanto, trata-se de uma estimativa.
Quem perceber que existem erros em relação aos dados utilizados pelo INSS deve reunir documentação, como extratos de contribuição em favor da Previdência Social, e anexá-los ao sistema.
Desse modo, esses dados podem ser colocados em análise e, assim, impactar sobre o tempo que falta para se aposentar, diminuindo-o.