Como saber se estou aposentado pelo CPF e não esperar a carta de concessão? Saiba aqui

31/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como saber se estou aposentado pelo CPF? Aprenda como acompanhar a análise e concessão do benefício solicitado ao INSS.

Publicidade

Como saber se estou aposentado pelo CPF? Após entrar com o pedido de aposentadoria perante o INSS o trabalhador também pode acompanhar a análise da solicitação e sua concessão. Por isso, não é necessário aguardar a carta de concessão para saber o que está acontecendo!

Para ajudar você, o Guia do Ex-Negativado trouxe o passo a passo para você consultar e acompanhar a análise do seu pedido de aposentadoria. Continue lendo e aprenda!

Como saber se estou aposentado pelo CPF?

Para isso você pode usar o portal Meu INSS. Ele fica disponível tanto em formato de página para web quanto em aplicativo para celular. Em ambos os casos as opções e serviços disponíveis nele são as mesmas.

Para saber se você está aposentado pelo CPF, basta seguir esse passo a passo:

  • Acesse o Meu INSS.
  • Logo depois, faça login com o número do CPF e senha;
  • Então, caso o benefício já tenha sido concedido, na tela inicial estará o nome dele e o número da aposentadoria;
  • Em caso contrário, também é possível acompanhar a solicitação ao clicar em “Agendamentos/Solicitações”. Em seguida, clique no pedido correspondente e confira o que está em “Situação”.

E a carta de concessão?

A carta de concessão do INSS é uma forma da Previdência Social informar a você que sua solicitação de benefício foi aprovada. Portanto, ela também é uma maneira de saber se você está aposentado.

Nela o INSS informa não apenas a concessão da aposentadoria, mas também o local em que serão feitos os pagamentos. Desse modo, você já sabe onde ir para sacar seus proventos previdenciários.

Porém, o pagamento não ocorre imediatamente. Conforme a lei, ele deve se dar em até 45 dias. Mas você também pode acompanhar sua ocorrência pelo portal Meu INSS, no extrato de pagamento.

Assim que ele ocorrer, basta ir até a agência indicada na carta de concessão. Nela você poderá requerer o cartão do INSS e, também, a transferência de agência, caso seja do seu interesse.

Além disso, também é possível solicitar a troca de banco em que o pagamento ocorre. Nesta hipótese, vá até o banco em que deseja receber a aposentadoria e faça esta solicitação.

Saiba mais sobre o pagamento da aposentadoria e de outros benefícios previdenciários no App do Guia. Nele você encontra informações quentes sobre o INSS e seus pagamentos. Confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça