Call us now:
Afinal, como saber se fui aprovado ou não no Cadastro Único? Após realizar o processo de solicitação de inscrição no programa, saber como consultar o status do seu pedido ainda deixa alguns cidadãos em dúvidas. E é por isso que o Guia do Ex-Negativado explica em detalhes neste post.
O que é Cadastro Único?
Antes de mais nada, é importante destacar o que é o Cadastro Único e qual é a sua finalidade para os cidadãos brasileiros.
Trata-se de um cadastro para programas Sociais do governo federal, também conhecido como CadÚnico. Ele funciona um banco de dados criado com o objetivo de identificar e cadastrar as famílias de baixa renda do país.
Ao acumular dados de milhões de brasileiros, o CadÚnico é utilizado para a seleção de beneficiários para programas sociais do Governo Federal, como o AuxílioBrasil/Bolsa Família, Auxílio Gás, Tarifa Social e inúmeros outros programas.
Como se inscrever no Cadastro Único?
Para se inscrever no CadÚnico, é necessário comparecer a um CRAS no seu município.
Lá, deverá preencher um formulário com informações pessoais e de renda da família e anexar documentos como RG, CPF, comprovante de residência, entre outros dados que serão solicitados.
Após a inscrição, o cadastro é analisado e, se aprovado, a família passa a ser elegível para os programas sociais do Governo Federal.
E como saber se fui aprovado no Cadastro Único?
Depois de realizar a solicitação do cadastro no CadÚnico, é possível realizar a consulta sobre o status da sua situação de forma rápida e fácil pelo site oficial (cadunico.dataprev.gov.br) ou pelo aplicativo Cadastro Único.
Ao acessar o site ou o aplicativo, basta procurar pela opção que diz “Consulta por CPF”, logo na página principal.
A partir daí, informe seu CPF, data de nascimento e realize a consulta. A sua situação no Cadastro Único será informada detalhadamente, com informações sobre aprovação ou não.
Quem pode se inscrever no CadÚnico?
O cadastro busca atender famílias que possuem renda mensal de no máximo meio salário mínimo por pessoa na residência.
Com a inscrição aprovada, o cidadão passa por novas avaliações internas feitas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que definirá quais tipos de benefício o CPF analisado tem direito a receber.
Vale destacar que ter direito a um benefício não garante acesso a todos os outros, pois cada programa possui suas regras específicas de elegibilidade de acordo com a renda familiar ou do cidadão sozinho.