Call us now:

Como saber se ganhei o recurso do INSS? A eventual recusa de concessão de benefício pela Previdência Social permite ao segurado do INSS recorrer à decisão. Com isso, é possível reverter a situação e obter o auxílio previdenciário.
O recurso pode ser administrativo ou judiciário. No primeiro caso, quem o analisa é o Conselho de Recursos da Previdência Social e o próprio segurado pode apresentá-lo, inclusive de forma online, pelo Meu INSS.
Na segunda hipótese, por sua vez, o pedido é apresentado na Justiça Federal e o recorrente precisa do auxílio de um advogado. Veja no Guia do Ex-Negativado como acompanhar seu recurso previdenciário em ambas as situações.
Como saber se ganhei o recurso administrativo no INSS?
Neste caso, o segurado do INSS possui duas opções: fazer a consulta pelo telefone ou, então, pela internet. Em ambos os casos você obtém informações de maneira rápida e simples.
Para consultar o resultado do seu recurso pelo telefone, basta ligar para a Central de Atendimento 135. O atendimento ocorre de segunda-feira a sábado, entre 7h e 22h.
Por outro lado, também é possível saber se você ganhou o recurso administrativo no INSS pelo site “Consulta de Processos do Recurso“, da própria Previdência. Assim, acesse este link e faça o login. Depois, você terá acesso aos dados.
O prazo de análise para esse tipo de recurso é, a princípio, de 85 dias. Contudo, assim como acontece na primeira instância do INSS, é comum que haja extrapolação desse limite temporal.
Neste caso, então, o segurado pode acionar a Justiça por meio de um Mandado de Segurança para obrigar o INSS a analisar e responder ao seu recurso.
Como saber se ganhei o recurso judicial no INSS?
Caso o seu recurso seja judicial, entre em contato com o seu advogado. Afinal, ele é o profissional apto a orientar você e que terá em mãos todos os dados do seu processo contra o INSS.
Quer saber mais sobre os benefícios do INSS, quem tem direito a eles e como solicitá-los? Então acompanhe o App do Guia! Ele reúne, diariamente, informações e dicas para você conhecer seus direitos.