Como saber se meu Bolsa Família foi aprovado? – O Cadastro Único é a porta de entrada para os benefícios sociais do governo federal, como é o caso do Bolsa Família. Entretanto, não é garantia de que será aprovado para este benefício em questão.
Com isso em vista, é comum haver dúvidas sobre como realizar a consulta para saber se a inscrição no CadÚnico resultou em aprovação para o programa Bolsa Família. É isso que explicamos aqui no Guia do Ex-Negativado.
Em quanto tempo meu cadastro é aprovado no Bolsa Família?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que um novo cadastro no CadÚnico pode demorar até 45 dias para ser analisado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Ou seja, mesmo que não tenha sido aprovado nesse momento pode ser que a família venha a ser contemplada no mês seguinte, por exemplo.
Por isso, é importante realizar a consulta com frequência.
E como saber se meu Bolsa Família foi aprovado?
As maneiras mais simples de realizar esse tipo de consulta é através dos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família, que permitem o acesso às informações sem precisar sair de casa.
Pelo Caixa Tem:
- Abra o aplicativo em seu smartphone;
- Na tela de acesso, insira seu CPF e digite a senha previamente cadastrada para entrar na sua conta poupança digital da Caixa;
- Após efetuar o login, acesse o menu “extrato”;
- Selecione a opção “lançamentos futuros” para verificar se há algum valor a ser depositado na sua conta; ou
- Opte pela alternativa “Bolsa Família”, no menu inicial, e confira seu status de cadastro.
Pelo aplicativo Bolsa Família:
- Baixe o aplicativo Bolsa Família no seu smartphone;
- Abra o aplicativo;
- Escolha entre as opções “quero entrar com minha senha Caixa Tem” ou “quero entrar com minha senha do App Bolsa Família”;
- Insira seu CPF e digite a senha correspondente à opção selecionada;
- Após efetuar o acesso, você poderá verificar se foi aprovado para receber o benefício social do governo.
Como saber se meu Bolsa Família foi aprovado sem precisar da Internet
Também existem maneiras de realizar a consulta sem necessitar sair de casa, mas também sem precisar de acesso à Internet.
Para esses casos, existem os números oficiais disponibilizados pelo Governo e pela Caixa:
- 121, do próprio programa Bolsa Família;
- 0800 707 2003, do Ministério do Desenvolvimento Social; e
- 111, da central de atendimento da Caixa Econômica Federal.
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