Como saber se meu Bolsa Família foi cancelado? Programa passa por pente-fino

Como saber se meu Bolsa Família foi cancelado? Atualmente o programa está passando por um pente-fino para revisão dos dados das famílias que são beneficiárias dele. Com isso, o governo pretende identificar fraudes decorrentes do pagamento dos valores para quem não preenche os requisitos para recebimento.

Essa medida combativa às fraudes também é importante para que sejam desabilitadas famílias que não se enquadram nas regras do programa e, ao mesmo tempo, habilitadas aquelas que fazem jus a ele.

Mas como ocorre o cancelamento? Como consultar a situação do Bolsa Família? Todas essas perguntas são muito relevantes. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e confira as respectivas respostas.

Como saber se meu Bolsa Família foi cancelado?

As famílias que recebem o Bolsa Família devem ficar atentas à regularidade do Cadastro Único. É necessário atualizá-lo com certa recorrência. Igualmente, que haja a informação ao CadÚnico de qualquer tipo de mudança, como na renda.

Beneficiário recebe notificação antes do Bolsa Família ser cancelado

O pente-fino do Bolsa Família promove a análise das informações dos cadastros dos grupos familiares beneficiários. Assim, analisam-se eventuais irregularidades e incoerências dos dados. Todavia, o cancelamento não é automático.

As famílias recebem uma notificação do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Ele é o responsável pelo CadÚnico. Assim, caso existam problemas nos dados, a família deve ir até uma unidade de atendimento para regularizar a situação.

Desse modo, somente se a família não se apresentar ou não apresentar documentos para a regularização do cadastro é que ocorre o cancelamento do Bolsa Família. Portanto, não há suspensão de pagamento surpresa.

Como fazer a consulta ao Bolsa Família?

Você também pode conferir pela internet qual é a situação da sua inscrição. Desse modo, pode saber se o Bolsa Família foi cancelado ou se o pagamento está garantido. Veja quais são as opções de consulta:

  • Site do CadÚnico, com consulta através da data de nascimento e do número do CPF;
  • Aplicativo Auxílio Brasil, com login e senha de cadastro;
  • Pelo telefone 111.

Como evitar perder o Bolsa Família

Ao consultar o benefício para saber se o Bolsa Família foi cancelado, você poderá conferir a situação dele. Isto é, se está regular ou não, ativo ou não.

Mesmo que esteja tudo certo com o seu benefício, é importante ter alguns cuidados. Isso permite a você permanecer recebendo os valores de maneira regular. Veja quais são eles:

  • Atualize o cadastro a cada 2 anos;
  • Informe ao CRAS qualquer tipo de mudança em relação aos dados de cadastro. Isso inclui: número de membros familiares, renda familiar e endereço.

Além disso, saiba que a regularização e atualização das informações evita outros tipos de penalidades. Por exemplo, caso você receba o benefício irregularmente não apenas perderá o Bolsa Família, mas também pode ser condenado a devolver os valores recebidos de forma irregular.

Portanto, é de suma importância informar qualquer tipo de mudança em relação à composição familiar e à renda. Para ficar sempre por dentro das exigências dos benefícios sociais e dos seus direitos, acompanhe o App do Guia. Ali você encontra dicas e notícias fresquinhas!

Deixe um comentário