Call us now:
Como sacar auxílio-doença INSS? O benefício de incapacidade temporária é pago para trabalhadores e segurados da Previdência Social que não estão em condições de saúde de prestar serviços para garantir sua subsistência.
Para recebê-lo, é necessário comprovar a situação de incapacidade. Isso ocorre por meio da realização de uma perícia médica no INSS. Caso haja a constatação da situação incapacitante, há concessão do benefício.
Confira hoje, no Guia do Ex-Negativado, como realizar o saque dos valores. Abaixo você encontra tudo sobre o primeiro pagamento e, também, sobre como requerer sua transferência para uma conta de sua preferência.
Como sacar o auxílio-doença do INSS?
O início do pagamento da auxílio do INSS é informado ao beneficiário por meio de uma Carta de Concessão de Benefício. Nela o trabalhador encontrará dados referentes ao valor e ao local em que a liberação será feita.
Assim quando ocorrer o primeiro pagamento, o beneficiário deve ir até a agência, conforme o documento de concessão. Na ocasião, deve apresentar um documento de identificação com foto, como RH ou CNH.
Então, o beneficiário pode requerer um cartão de benefício. Igualmente, pode solicitar a troca da agência de pagamento, caso queira. Assim, basta requerer no local de origem da liberação.
Por outro lado, também é possível requerer a mudança de instituição de pagamento. Nesta hipótese, vá até o banco em que você pretende sacar o auxílio-doença INSS, apresente o documento de concessão e outro de identificação e requeira a alteração.
Tem como mudar o local de recebimento do auxílio-doença pela internet?
Sim, tem. Você pode solicitar a mudança de local para sacar o auxílio-doença pelo Meu INSS, portal da Previdência Social. Confira o passo a passo para isso:
- Primeiramente, acesse o Meu INSS e faça o login com o número do CPF e senha;
- Logo depois, clique nos três traços horizontais no canto superior esquerdo e clique em “Agendamentos/Solicitações”;
- Então, digite “alterar local” na barra de busca e clique na opção correspondente;
- Por fim, basta indicar os dados da conta e da agência em que você pretende sacar o auxílio-doença do INSS e confirmar a mudança.
Depois, acompanhe o pagamento do benefício e se ele ocorreu na conta desejada. Assim, você pode fazer o saque presencialmente, com o cartão previdenciário ou da sua conta bancária. Também, pode fazer a transferência online.
Veja as datas de pagamento dos benefícios em 2023 e como funciona: Calendário do INSS.
Para ficar por dentro de outros benefícios da Previdência Social, como solicitá-los, quem tem direito a eles e as regras aplicáveis, acompanhe o App do Guia. Nele você encontra informações e dicas completas.