Call us now:
Como sair do Cadastro Positivo? Apesar da inclusão dos consumidores no banco de dados seja automática, eles têm o direito de pedir a exclusão dos seus dados.
A partir disso, empresas financeiras e de concessão de crédito não terão mais acesso aos dados de pagamentos e cumprimento de contas do consumidor.
Se você deseja retirar suas informações desse banco de dados, continue lendo e veja como fazer. Também, confira no Guia do Ex-Negativado as consequências em fazê-lo.
Como sair do Cadastro Positivo?
Esse é um banco de dados que pertence ao Serasa. Ele reúne uma série de dados que visam demonstrar se um consumidor é ou não um bom pagador.
Isto é, quais são os riscos que uma instituição financeira assume ao conceder crédito para alguém.
Contudo, muitas vezes o consumidor não tem interesse em manter suas informações à disposição. Nesse caso, é possível pedir a exclusão delas. Veja como fazer.
Online
Quem quiser sair do Cadastro Positivo pode solicitar a exclusão dos dados pela internet. Veja o passo a passo:
- Obtenha, preencha e assine o documento de Solicitação de Cancelamento;
- Logo depois, envie o documento para o e-mail [email protected] junto com um documento pessoal com foto e número do CPF.
Solicitação por Correios
Outra maneira de sair do Cadastro Positivo é pela solicitação pelos Correios. Nesse caso, você obterá o requerimento no site do Serasa, conforme link acima.
Assim, imprima-o e faça o preenchimento. Por fim, basta enviá-lo para o endereço Doutor Heitor José Reali, 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur São Carlos/SP, CEP 13571-385.
Aliás, assim como no caso anterior o envio do formulário deve acompanhar uma cópia simples de documento com foto e CPF do consumidor.
Como sair do Cadastro Positivo por telefone
Você também pode solicitar a exclusão dos seus dados do banco de informações pelo telefone. A ligação é gratuita e ocorre pelo número 0800 776 6606.
Exclusão de dados em uma agência Serasa Experian
Por fim, é possível solicitar a exclusão presencialmente, em uma das agência das Serasa Experian. Basta ir até uma delas em posse de um documento de identificação com foto e número do CPF.
O que acontece com quem sair do Cadastro Positivo?
Esse banco de dados serve como fonte de informação para empresas que concedem crédito. Com isso, elas podem avaliar de melhor forma os riscos da concessão.
Isso impacta tanto no aceite ao pedido de empréstimo ou de cartão quanto nos limites disponibilizados. Igualmente, nos juros que incidirão sobre as operações.
Ao sair do Cadastro Positivo, então, você nega às empresas o acesso a esses dados, que são muito mais completos do que o histórico de negativações do consumidor.
Portanto, essa saída pode dificultar no acesso ao crédito, assim como atrair juros maiores e desvantajosos aos consumidores.