Requerimento do INSS: saiba acompanhar o andamento, veja prazos e mais sobre o tema

20/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda como consultar o andamento do requerimento do INSS, o prazo para resposta da Previdência e como funcionam os pagamentos.

Publicidade

O requerimento do INSS é o que dá origem ao pagamento de benefícios de diversas ordens. É a partir dele que o segurado da Previdência Social solicita a ela o recebimento de auxílio.

Ele é online e não requer que o segurado se desloque para fazê-lo. Igualmente, o acompanhamento dele se dá pelo portal do INSS, o que agiliza e facilita o atendimento.

Quer saber como anda o seu pedido? Então continue lendo e veja, no Guia do Ex-Negativado, como acompanhar a sua solicitação ao INSS de forma fácil e prática.

Como consultar o resultado do requerimento do INSS?

Acompanhar o seu pedido de benefício é bastante simples. O acompanhamento ocorre no mesmo aplicativo ou site do pedido, o Meu INSS.

Veja como é simples:

  • Acesse o site ou o aplicativo para celular Meu INSS;
  • Em seguida, faça login com o número do seu CPF e a senha de acesso;
  • Logo após, na página inicial, clique em “Consultar Pedidos”;
  • Assim, para ver como anda o seu requerimento do INSS, encontre o pedido específico e clique sobre ele;
  • Por fim, para saber mais detalhes clique em “Detalhar”.

Caso a análise da solicitação já tenha terminado, na tela haverá a informação sobre a concessão ou não do pedido.

Ainda, é possível que o seu pedido ainda esteja em análise. Por isso, tenha paciência e repita a consulta em alguns dias.

Aliás, saiba que caso o seu requerimento do INSS tenha aprovação, você recebe em casa a carta de concessão da Previdência Social.

Qual é o prazo de análise dos pedidos do INSS?

Todos os requerimentos feitos à Previdência, independentemente da natureza, possuem prazos. Portanto, o INSS deve analisar os pedidos dentro desses limites temporais.

Confira como funcionam os prazos após o requerimento do INSS:

  • 45 dias: auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) e aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez);
  • 60 dias: pensão por morte, auxílio-acidente e auxílio reclusão;
  • 90 dias: aposentadorias e BCP (benefício de prestação continuada).

Caso o requerimento do INSS não tenha a análise concluída dentro do prazo é possível ajuizar uma ação requerendo a conclusão dela.

Além disso, saiba que os pedidos que demandam perícia – como é o caso do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez – somente começam a contar o prazo após a realização da perícia.

Benefício é pago desde a data do requerimento do INSS?

Sim! A DER ou data de entrada do requerimento determinam a partir de qual data o benefício será pago, caso aceito pela Previdência Social.

Desse modo, independentemente do cumprimento do prazo pelo INSS, a aprovação do benefício permite seu pagamento retroativo, a partir do requerimento.

Tem 52 anos ou mais? Saiba consultar benefício disponível nas cotas do PIS

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça