Como sair do Cadastro Único da minha mãe pelo celular? Saiba atualizar os dados

Como sair do Cadastro Único da minha mãe pelo celular? Quem fazia parte de um grupo familiar inscrito no CadÚnico, mas não reside mais com esses familiares, pode abrir uma inscrição para si mesmo para receber benefícios sociais, caso se enquadre nas regras deles.

Mas como fazer essa mudança de registro e um novo cadastro? É possível fazer pela internet? As respostas para estas perguntas e outras informações relevantes você encontra aqui, no Guia do Ex-Negativado. Confira-as abaixo.

Como sair do Cadastro Único da minha mãe pelo celular?

A atualização de dados do CadÚnico pode ser feita pelo aplicativo do Cadastro Único. Até algum tempo atrás, ela somente poderia ser feita de maneira presencial.

Com o aplicativo, as famílias podem atualizar dados sem sair de casa. Desse modo, trata-se de uma ferramenta que agiliza e facilita as atualizações de informações.

Para sair do Cadastro Único da mãe pelo celular, o cidadão deve acessar o aplicativo do CadÚnico com o login do representante do grupo familiar do qual ele fazia parte até então. Veja como fazer:

  • Primeiramente, acesse o aplicativo com o login e a senha;
  • Logo depois, clique na aba “Composição familiar”;
  • Então, o sistema questionará se ocorreu a inclusão ou a exclusão de algum integrante da família. Para sair do Cadastro Único da sua mãe pelo celular, responda de maneira afirmativa à pergunta;
  • Por fim, indique qual foi a alteração na composição da família, excluindo o seu nome, e confirme as mudanças.

Como fazer meu próprio Cadastro Único?

Se você passou a residir sozinho ou constituiu sua própria família é se enquadra nos grupos de baixa renda, pode fazer seu próprio CadÚnico após sair do Cadastro Único da sua mãe pelo celular.

Neste caso, contudo, não é possível se registrar online. Embora a atualização do CadÚnico seja online, a inscrição é exclusivamente presencial. Por isso, é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de você.

Para facilitar o processo, você pode fazer um pré-cadastro no aplicativo do Cadastro Único e, depois, apresentar-se presencialmente para confirmar as informações.

Basta apresentar seu CPF ou título de eleitor no momento da inscrição e um documento de identificação (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, CTPS) dos demais membros da sua família que residam com você.

Para saber mais sobre como funciona o CadÚnico e quais são os benefícios que usam os dados dele, acompanhe o App do Guia. Nele você encontra, todos os dias, notícias e informações quentinhas sobre direitos e oportunidades!

Deixe um comentário