Call us now:
Como tirar meu nome do Bolsa Família de outra pessoa? – Um cadastro no programa social do governo é composto por um titular e membros da mesma residência, compondo, assim, uma família aos olhos do governo.
Nesse caso, o Responsável Familiar, que deve ser preferencialmente uma mulher, é quem se prontifica para fazer todos os procedimentos referentes ao cadastro familiar, como por exemplo conceder a entrevista à assistência social do CRAS, bem como apresentar os documentos necessários.
E no caso de uma pessoa precisar tirar seu nome do cadastro, não sendo a titular? O Guia do Ex-Negativado explica esse assunto.
Como tirar meu nome do Bolsa Família de outra pessoa?
Tirar o nome do Bolsa Família significa realizar uma atualização cadastral em sua inscrição do CadÚnico.
Isso quer dizer que será necessário que o titular do cadastro compareça ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região, que é o órgão responsável pelo cadastramento das famílias no Bolsa Família.
Passo a passo para conseguir tirar o nome do Bolsa Família de outra pessoa:
- Antes de proceder com a alteração cadastral, verifique a documentação solicitada para a exclusão de uma pessoa do CadÚnico, o que pode ser encontrada no aplicativo;
- Entre em contato com o CRAS escolhido e agende um horário para realizar a alteração cadastral. Isso pode evitar longas esperas e garantir um atendimento mais eficiente;
- No dia marcado, o titular do cadastro do Bolsa Família é quem deverá ir ao CRAS com todos os documentos solicitados e os documentos de identificação pessoal;
- Ao chegar ao CRAS, procure o atendimento responsável pelo Bolsa Família e informe que deseja realizar uma alteração cadastral. Entregue os documentos exigidos para o procedimento;
- O Responsável Familiar, então, solicitará a remoção de suas informações do CadÚnico, o que fará com que seu nome seja excluído de todos os programas sociais vinculados a esse cadastro.
Essa é uma ação obrigatória para quem vai morar em outra casa, seja sozinho ou com outras pessoas, afinal de contas o cadastro familiar é voltado para uma família que mora na mesma residência.
Posso colocar meu nome no Bolsa Família de outra pessoa?
Sim, mas para isso será necessário executar o mesmo procedimento com o titular do cadastro comparecendo a um CRAS com os seus documentos oficiais, para solicitar a sua inclusão no CadÚnico.
É necessário comprovar que você é residente da mesma casa, o que fará com que seja um componente da família.
Leia também: Tem como se cadastrar no Bolsa Família pela internet? Dúvidas são comuns sobre o tema
Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.
E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso App do Guia!