Meu marido é aposentado, posso receber o Auxílio Brasil? Conheça as possibilidades

25/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Meu marido é aposentado, posso receber o Auxílio Brasil? Descubra como funciona o acúmulo de benefícios e em que casos ele é possível.

Publicidade

Meu marido é aposentado, posso receber o Auxílio Brasil? O acúmulo de benefícios, mesmo que de naturezas diferentes, é algo que gera muitas dúvidas entre os brasileiros.

Uma das principais se refere ao recebimento simultâneo de um benefício do INSS e do Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil. Mas, e então, como funciona? Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e descubra!

Posso receber Auxílio Brasil se meu marido é aposentado?

Sim, pode, mas para isso deverá preencher as demais regras do Bolsa Família.

Elas correspondem ao teto de renda familiar por pessoa, bem como à inscrição no Cadastro Único.

O recebimento de um benefício previdenciário não barra a possibilidade de receber o Auxílio Brasil.

Especialmente porque o primeiro é pessoal, enquanto o segundo se volta ao grupo familiar.

É por isso que é possível uma família receber o Auxílio Brasil mesmo que o marido seja aposentado.

Também o seria caso fosse beneficiário de pensão por morte, auxílio-acidente e outros benefícios.

Quando é possível receber Bolsa Família e benefício previdenciário?

Quando a família possuir renda per capita (por pessoa) de até R$218.

Para descobrir isso basta somar todas as rendas (salários, aposentadorias, pensões, etc.) e dividir o resultado pelo número de pessoas que residem conjuntamente.

Leia antes de se inscrever: Cuidado! Declaração de renda do Bolsa Família impacta outros benefícios (possível até perder)

Além disso, quem cumprir com o requisito de renda para receber o Auxílio Brasil também deverá se inscrever no Cadastro Único.

A inscrição ocorre nas unidades do CRAS que estão em todo o Brasil.

É possível acumular outros benefícios?

Da mesma forma como quem tem o marido aposentado pode receber Auxílio Brasil, também é possível acumular dois benefícios assistenciais ao mesmo tempo.

Este é o caso de famílias que recebem Bolsa Família e que possuem um membro beneficiário de BPC.

Isso acontece porque ambos os auxílios não entram no cálculo da renda familiar.

Essa flexibilidade é uma importante medida para amparar financeiramente as famílias que enfrentam condições socioeconômicas desfavoráveis.

A acumulação desses auxílios proporciona uma ajuda adicional e auxilia na melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.

Por fim, apenas não é possível acumular benefícios previdenciários com BPC para a mesma pessoa.

Todavia, é possível que uma pessoa receba Benefício Permanente e outra, da mesma família, aposentadoria ou pensão.

Quer conhecer outros benefícios e suas regras? Então não perca tempo e baixe o App do Guia. Ele é gratuito e traz notícias e dicas sobre finanças, empregos, renda, direitos e mais!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa