Como ver se o nome está sujo? Confira o passo a passo

Você sabe como ver se o seu nome está sujo na praça? Esse é o primeiro passo para dar início à sua saída da negativação e voltar a ficar com o CPF limpo em órgãos de proteção ao crédito.

Conhecer suas dívidas é sempre o passo inicial para conseguir acabar com elas. Afinal, não é ignorando-as que elas acabaram sendo pagas ou seu nome deixará de estar sujo perante ao mercado.

No Brasil, 67 milhões de pessoas atualmente possuem pelo menos uma dívida negativada em serviços de proteção ao crédito, tais como SPC e Serasa, que são os birôs de crédito mais conhecidos.

SPC e Serasa

São duas empresas completamente distintas e que são consideradas como “pesadelos” dos consumidores brasileiros. Quem tem seu nome negativado nas duas plataformas, encontra dificuldades no mercado.

Vale ressaltar que estar com o CPF negativado, ou nome sujo, causa um grande impacto na sua vida financeira, tendo em vista que um consumidor nessa situação dificilmente conseguirá aprovação ao solicitar um cartão de crédito, por exemplo, e no caso de empréstimos só em modalidades bastante específicas.

Apesar de serem duas empresas sem nenhum vínculo entre elas, quando o nome está sujo no SPC, certamente também estará na Serasa.

como ver se o seu nome está sujo hoje
Como ver se o nome está sujo? Confira o passo a passo (Foto: Canva Pro)

Como ver se o nome está sujo?

Assim como destacamos no tópico acima, as duas principais maneiras de descobrir se o seu nome está sujo ou não é consultando as plataformas das duas principais empresas de análise sobre a vida financeira dos consumidores brasileiros.

Portanto, mostraremos abaixo como consultar o seu CPF nas duas plataformas:

SPC Brasil

No site oficial do SPC (spcbrasil.org.br), a consulta custa um valor de R$ 16,90 para saber se o seu nome está, ou não, com uma dívida negativada na praça.

Ao acessar o endereço destacado acima, será mostrado um banner na página inicial. Basta clicar em “Consultar CPF”. Ou acessar o menu localizado no fim da página, também com a opção “Consultar”.

A partir daí, o site te enviar para a próxima etapa da consulta, que é a do pagamento do valor cobrado para a consulta. Caso opte por pagar, encontrará todas as suas informações em todos os bancos do país.

Serasa

Já no caso da Serasa, a consulta é feita de forma gratuita, porém com acesso limitado para as funções mais específicas – por exemplo, saber quem consultou o seu CPF nos últimos tempos.

No endereço serasa.com.br, basta clicar no botão “Consultar CPF”, que é mostrado na página principal com a seguinte mensagem: “Consulte grátis seu CPF e seu Score. Acesse grátis”.

É necessário realizar um simples cadastro com suas informações pessoais para ter acesso ao seu perfil dentro da plataforma da Serasa.

Com o acesso realizado, serão mostradas as dívidas que estão negativadas e até mesmo propostas para pagá-las, se houver. Além disso, o score de crédito também é mostrado.

Comunicação prévia sobre negativação do CPF deve ser feita

Por lei, todas as empresas de cadastros de proteção ao crédito devem emitir uma notificação prévia ao consumidor sobre a iminente negativação do seu CPF, detalhando também qual é a dívida que resultará nesse fim.

É como explica o advogado e assessor jurídico Adam Telles de Moraes:

“A abertura de qualquer cadastro, ficha, registro e dados pessoais ou de consumo referentes ao consumidor deverá ser comunicada por escrito a ele (§ 2º do art. 43 do CDC). Logo, o órgão mantenedor do Cadastro de Proteção ao Crédito deverá notificar o devedor antes de proceder à inscrição”.

Você sabe em quanto tempo o nome fica limpo após pagar uma dívida?

Nos casos do SPC e Serasa, o nome do consumidor precisa ficar limpo em no máximo cinco dias úteis após o pagamento da proposta renegociada da dívida que estava negativada.

Esse é o tempo previsto pelas empresas de proteção ao crédito para que todo o processo de análise do pagamento da dívida seja feito pelo credor, que enviará as informações necessárias sobre a quitação do débito negativado tanto ao SPC, como também à Serasa.

Após esse período, caso tenha quitado todas as suas dívidas que estão negativadas, certamente o seu CPF voltará a ficar limpo na praça, recuperando a sua credibilidade perante ao mercado. Principalmente, no momento de solicitar novos produtos ou serviços bancários.

Deixe um comentário