Consulta abono natalino Bolsa Família 2023 – Com a proximidade do mês de dezembro, a procura por informações sobre o suposto abono natalino, ou 13º do Bolsa Família, aumenta cada vez mais.
Para não cair em fake news e pior, em algum tipo de golpe cibernético, é fundamental entender o que existe de verdade em relação a este assunto e como fazer a consulta para saber se tem direito ao abono natalino Bolsa Família 2023.
Antes de mais nada, é importante compreender que o abono natalino não será pago a todos os beneficiários do Bolsa Família, já que o governo federal não se comprometeu a este pagamento.
No entanto, dois estados já estão repassando o benefício. E é sobre eles que falaremos abaixo!
Consulta abono natalino Bolsa Família 2023 no estado de Pernambuco
Em Pernambuco, o abono natalino Bolsa Família 2023 tem o valor de R$ 150 e chegou a mais de 1 milhão de pessoas.
No estado pernambucano, o abono natalino é pago por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, que é a responsável por definir as listas e fazer o benefício chegar aos cidadãos com direito aos benefícios.
No caso do abono natalino do Bolsa Família 2023, a consulta pode ser feita diretamente pelo site oficial do órgão (sdscjpvd.pe.gov.br/sobre-o-13-do-bolsa-familia) desde o primeiro semestre deste ano.
Para fazer a consulta, basta clicar em “13º do Bolsa Família. Consulte aqui sua situação” e verificar se você já recebeu ou ainda irá receber.
Isso porque, o benefício foi repassado no mês de junho para a maior parte dos beneficiários, com uma nova rodada de pagamentos no mês de outubro para quem não recebeu anteriormente.
Os critérios para ter acesso ao benefício são:
- Estar atualmente cadastrado e recebendo o Bolsa Família;
- Ter recebido pelo menos seis parcelas do Auxílio Brasil em 2022; e
- Ser residente do estado de Pernambuco.
Consulta abono natalino Bolsa Família 2023 no estado da Paraíba
Desde outubro, o governo do estado da Paraíba também se comprometeu a pagar um valor adicional aos beneficiários do Bolsa Família em 2023.
Contudo, não há nenhuma forma de lista para consultar se o nome está entre os beneficiários. O que foi divulgado pelo governo paraibano é que mais de 600 mil pessoas estão aptas a receber o pagamento.
Além disso, o único critério, segundo a publicação da Lei nº 12.802/2023 da Paraíba é:
“Fica instituído o Abono Natalino, no valor de R$ 64,00 (sessenta e quatro reais), para o beneficiário do Programa Bolsa Família que esteja recebendo regularmente o benefício”.
Portanto, quem está recebendo o Bolsa Família em novembro receberá automaticamente o abono natalino paraibano.
Vale ressaltar que este benefício é voltado apenas para residentes da Paraíba.