Consulta de situação de benefício do INSS: como fazer e quanto tempo costuma demorar

08/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A consulta de situação de benefício do INSS pode ser feita de forma rápida pelo portal online. Veja como fazer e conheça prazos.

Publicidade

A consulta de situação de benefício solicitado ao INSS pode ser feita de formas simples, sem a necessidade de atuação de terceiros. Para isso, a Previdência Social disponibiliza um portal que está repleto de informações importantes para os segurados.

Desse modo, é possível encontrar dados sobre a tramitação do pedido, assim como o resultado de eventual perícia médica, quando necessária. Além disso, quem já obteve o benefício pode acompanhar a liberação dele e obter extratos de pagamento.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como usar o portal do INSS para consultar informações do benefício. Desse modo, saiba qual é a situação da sua solicitação e acompanhe-a.

Como fazer a consulta da situação do benefício do INSS?

Isso é bastante simples. Basta acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, que funciona como o portal de atendimento da Previdência Social para a população brasileira. Para tanto, basta seguir esse passo a passo:

  • Primeiramente, entre no Meu INSS (site ou app);
  • Logo depois, realize o login com o número do seu CPF e a senha de cadastro;
  • Na página inicial, clique em “Consultar Pedidos”. Encontre a solicitação cujo resultado quer saber e clique em “Detalhar”.

Possíveis resultados à consulta da situação do benefício do INSS

São três possíveis resultados: habilitado, para caso de pedido ainda em análise; deferido, para o caso de concessão; indeferido, que corresponde à negação do pedido.

Portanto, no primeiro caso você deve aguardar o término da tramitação. No segundo, houve deferimento do pedido. Dessa forma, aguarde a Carta de Concessão, cujo envio ocorre pelos Correios.

Já na terceira, por fim, houve indeferimento da solicitação. Aqui você tem a opção de entrar com um recurso administrativo, no próprio INSS, ou judicialmente, na Justiça Federal.

Quanto tempo demora a análise dos pedidos feitos ao INSS?

A princípio o INSS tem prazos que variam entre 30 e 90 dias para responder às solicitações. Veja:

  • Aposentadoria (por idade, contribuição e especial): 90 dias;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente e auxílio-doença: 45 dias
  • Auxílio-acidente, reclusão, pensão por morte: 60 dias;
  • Salário-maternidade: 30 dias.

Porém, se na consulta à situação do benefício, mesmo após esse prazo, o pedido ainda estiver como “Habilitado”, não se preocupe.

Em razão das grandes filas do INSS, é comum que ele extrapole o prazo. Neste caso, é possível entrar com uma ação na Justiça para forçar a concessão do resultado.

Leia também: Prova de vida do INSS 2023 pode ser feita online; siga o passo a passo simples e rápido

Saiba tudo sobre os benefícios do INSS, suas regras, prazos e valores com o App do Guia! Ele é gratuito e oferece, diariamente, informações sobre direitos e oportunidades financeiras. Por isso, faça o download e confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça