Consulta regularidade do FGTS: passo a passo prático para verificar e evitar problemas

A consulta à regularidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma forma de conferir se a situação da empresa em relação aos depósitos da parcela estão corretos. Ela fica disponível online e pode ser feita por qualquer pessoa.

Para isso, basta ter em mãos o número do CNPJ da empresa responsável pelos pagamentos do FGTS. O processo é simples e leva poucos segundos. Aprenda no Guia do Ex-Negativado como fazê-lo.

Consulta à regularidade do FGTS: Como fazer?

A consulta é bem simples. Para isso, basta acessar o site que a Caixa Econômica disponibiliza pra tais fins. Veja como fazer:

  • Primeiramente, acesse o site “Consulta Regularidade do Empregador”;
  • Logo depois, informe o número da inscrição CNPJ da empresa e o estado de registro;
  • Então, digite os caracteres da figura em tela e clique em “Consultar”;
  • Pronto! A partir disso você encontra a informação sobre a regularidade, ou não, da empresa em relação aos depósitos de FGTS.

O que acontece se a empresa não estiver regular?

A regularidade em relação aos depósitos do Fundo de Garantia impacta a empresa em vários aspectos. Por isso, se a consulta à regularidade do FGTS for negativa, a empresa não poderá:

  • Participar de licitações;
  • Obter favores de órgãos da administração pública;
  • Contratar empréstimos e financiamentos com instituições financeiras oficiais da União;
  • Alterar o registro de contrato social;
  • Transferir o endereço da empresa.

Portanto, é de extrema importância que a empresa realize, mensalmente, os depósitos de Fundo de Garantia. Afinal, em caso contrário ela deixa de ter acesso a uma série de coisas.

Outras formas de consultar a regularidade do FGTS

Além de fazer a consulta dentro do portal disponibilizado pela Caixa Econômica, o trabalhador também pode simplesmente conferir seu extrato de FGTS. Os depósitos mensais devem ocorrer até o dia 7.

Para conferir se os depósitos estão acontecendo da maneira correta, basta acessar o aplicativo FGTS. Nele, faça login com o número do CPF ou senha.

Caso ainda não tenha cadastro, basta fazer um rapidamente, clicando na opção correspondente e seguindo os passos em tela. Por fim, na tela inicial, clique na opção correspondente ao extrato.

Para saber mais sobre o Fundo de Garantia, como funciona seu pagamento e os serviços disponíveis no aplicativo FGTS, acompanhe o App do Guia. Nele você encontra informações completas sobre o seu direito.

Deixe um comentário