,

Quantas faltas dão justa causa ao trabalhador? Fique de olho em suas faltas sem justificativa

04/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja quantas faltas dão justa causa ao trabalhador e, também, saiba quais são as situações que permitem ao empregado se ausentar do trabalho.

Publicidade

Quantas faltas dão justa causa – As ausências injustificadas no trabalho correspondem a um dos motivos para a dispensa por justa causa. Ela é a modalidade de rescisão mais grave, pois retira do trabalhador uma série de direitos.

Por isso, é importante que o trabalhador fique de olho nas suas faltas sem justificativa. Afinal, elas ilustram a desídia e permitem a aplicação da dispensa punitiva. Confira no Guia do Ex-Negativado o número de ausências que leva a esta consequência.

Quantas faltas dão justa causa?

Depende. A princípio, a empresa pode aplicar a dispensa por justa causa quando o trabalhador se ausentar do trabalho, sem justificativa prevista em lei, por 30 dias consecutivos.

Contudo, não é apenas nesta situação que a rescisão por justa causa pode se apresentar. Afinal, quando o trabalhador recorrentemente se ausenta sem justificar, a dispensa também pode ser aplicada.

Todavia, neste caso a empresa deve comprovar que houve a aplicação de sucessivas punições menores. Por exemplo, de advertência (verbal e escrita) e de suspensões.

Quando o trabalhador não faltar por 30 dias consecutivos, então, a justa causa depende de punições anteriores, pois ela corresponde à punição mais grave dentro de um vínculo de emprego.

Quando a falta é considerada como justificada?

As faltas que dão justa causa são apenas aquelas que não possuem justificativa. A lei prevê uma série de situações em que o trabalhador pode se ausentar do trabalho sem prejuízo ao salário e ao vínculo de emprego.

Este é o caso, por exemplo, de trabalhadores que estão doentes. Uma vez que exista um atestado médico indicando a necessidade de repouso, o trabalhador falta ao trabalho sem prejuízos.

Ainda, o artigo 473 da CLT prevê outras situações em que as faltas não geram dispensa por justa causa:

  • Falecimento de familiar (cônjuge, ascendente, descendente e irmãos);
  • Casamento;
  • Nascimento de filho ou adoção;
  • Doação de sangue;
  • Alistamento como eleitor;
  • Para participar de exame vestibular;
  • Comparecimento em Juízo;
  • Acompanhar filho menor de 6 anos em consulta médica, etc.

Contudo, para que estas faltas sejam consideradas como justificadas, o trabalhador deve apresentar o respectivo documento que comprove o motivo da ausência. Por exemplo, na falta por casamento, apresenta-se a certidão de matrimônio.

Para ficar sempre por dentro dos seus direitos trabalhistas e das normas que regem o contrato de trabalho, acompanhe o App do Guia.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça