Consulta regularidade do FGTS: passo a passo prático para verificar e evitar problemas

04/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A consulta à regularidade do FGTS é feita pela internet em poucos passos e qualquer um pode fazê-la! Veja como funciona.

Publicidade

A consulta à regularidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma forma de conferir se a situação da empresa em relação aos depósitos da parcela estão corretos. Ela fica disponível online e pode ser feita por qualquer pessoa.

Para isso, basta ter em mãos o número do CNPJ da empresa responsável pelos pagamentos do FGTS. O processo é simples e leva poucos segundos. Aprenda no Guia do Ex-Negativado como fazê-lo.

Consulta à regularidade do FGTS: Como fazer?

A consulta é bem simples. Para isso, basta acessar o site que a Caixa Econômica disponibiliza pra tais fins. Veja como fazer:

  • Primeiramente, acesse o site “Consulta Regularidade do Empregador”;
  • Logo depois, informe o número da inscrição CNPJ da empresa e o estado de registro;
  • Então, digite os caracteres da figura em tela e clique em “Consultar”;
  • Pronto! A partir disso você encontra a informação sobre a regularidade, ou não, da empresa em relação aos depósitos de FGTS.

O que acontece se a empresa não estiver regular?

A regularidade em relação aos depósitos do Fundo de Garantia impacta a empresa em vários aspectos. Por isso, se a consulta à regularidade do FGTS for negativa, a empresa não poderá:

  • Participar de licitações;
  • Obter favores de órgãos da administração pública;
  • Contratar empréstimos e financiamentos com instituições financeiras oficiais da União;
  • Alterar o registro de contrato social;
  • Transferir o endereço da empresa.

Portanto, é de extrema importância que a empresa realize, mensalmente, os depósitos de Fundo de Garantia. Afinal, em caso contrário ela deixa de ter acesso a uma série de coisas.

Outras formas de consultar a regularidade do FGTS

Além de fazer a consulta dentro do portal disponibilizado pela Caixa Econômica, o trabalhador também pode simplesmente conferir seu extrato de FGTS. Os depósitos mensais devem ocorrer até o dia 7.

Para conferir se os depósitos estão acontecendo da maneira correta, basta acessar o aplicativo FGTS. Nele, faça login com o número do CPF ou senha.

Caso ainda não tenha cadastro, basta fazer um rapidamente, clicando na opção correspondente e seguindo os passos em tela. Por fim, na tela inicial, clique na opção correspondente ao extrato.

Para saber mais sobre o Fundo de Garantia, como funciona seu pagamento e os serviços disponíveis no aplicativo FGTS, acompanhe o App do Guia. Nele você encontra informações completas sobre o seu direito.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça