Call us now:
A conta salário é bastante comum no Brasil, mas não é igual às contas correntes ou poupanças. Afinal, como seu nome já indica, ela se volta ao recebimento da remuneração mensal dos trabalhadores.
Acompanhe o Guia do Ex-Negativado hoje, 08 de outubro, e veja 5 fatos sobre esse tipo de conta que você não pode desconhecer. São direitos e detalhes importantes, não perca!
1 – Conta salário é gratuita
Uma das primeiras coisas que você precisa saber sobre esse tipo de conta é que ela é gratuita. Ou seja, você não deve pagar taxas para mantê-la, pois o Banco Central garante a dispensa delas.
E isso é natural na medida em que esse tipo de conta foi desenvolvida exatamente para o recebimento de remuneração. Portanto, não pode gerar prejuízos ao trabalhador.
2 – Conta salário pode ser usada para recebimentos do INSS
Não são apenas os trabalhadores da iniciativa privada que podem ter conta exclusiva para o recebimento de remuneração. Servidores públicos, assim como beneficiários do INSS também podem usá-la.
Desse modo, é possível utilizar essa modalidade de conta para receber salários, pensões, aposentadorias, soldos, etc.
3 – Transferência do salário para contas correntes é gratuita
Você não precisa manter seu dinheiro na conta salário apenas porque o recebe lá. Afinal, por mais que tenham movimentações disponíveis, ela não funciona da mesma forma que uma conta corrente.
Por exemplo, você não consegue fazer transferências ou pagamentos diretamente desse tipo de conta.
Mas não se preocupe! Assim como o Banco Central garante que ela não terá taxas de manutenção, ele também determina que a transferência do saldo dele para outra conta corrente será gratuita.
Isto é, você recebe sua remuneração diretamente na conta poupança e esse dinheiro automaticamente é transferido para a conta corrente de sua preferência.
Para isso, entre em contato com o banco onde você recebe o salário e requeira a ficha de transferência.
4 – É o empregador quem requer a abertura de conta
Um fato muito interessante sobre a conta salário é que você não pode abri-la de acordo com sua livre vontade. Afinal, ela depende da existência de um vínculo de emprego e do requerimento do empregador.
Assim, deve existir uma solicitação da empresa para que haja a abertura da conta para fins de pagamentos salariais.
5 – Você pode fazer saques diretamente da conta salário
Ainda que a conta para recebimento de remuneração não tenha uma série de transações (PIX, DOC, TED, transferências), ela permite o saque de dinheiro em espécie. Para isso, deve-se utilizar o cartão da conta, entregue pelo banco.