Pesquisa revela grau de interesse em criptomoedas para pagar produtos e serviços

Interesse em criptomoedas – Um novo estudo da Fidelity National Information Services (FIS) revela que, apesar da queda recente no valor das criptomoedas, o interesse por esses ativos continua interessante. De acordo com o “Global Innovation Report” de 2023, em 146 países, 27% dos entrevistados afirmaram que criptomoedas deveriam ser aceitas como forma de pagamento por produtos e serviços, enquanto 56% consideram criptomoedas um investimento vantajoso.

Dados da pesquisa e o interesse em criptomoedas

Na mesma pesquisa, mais de três quartos dos entrevistados brasileiros acreditam que suas empresas serão impactadas pelas inovações nos próximos 12 meses.

Além disso, 75% deles planejam investir em serviços financeiros integrados em seus negócios, também conhecidos como “embedded finance”, nos próximos 12 meses.

Apesar disso, apenas 40% das empresas financeiras que já oferecem esses serviços esperam um aumento nas receitas.

No entanto, também vale ressaltar que uma parcela significativa dos entrevistados (21%), não tem interesse em desenvolver nenhum tipo de serviço financeiro envolvendo criptomoedas no momento.

De acordo com o vice-presidente de Negócios da FIS, Anderson Lucas, empresas estão hesitantes em desenvolver serviços financeiros envolvendo criptomoedas devido a diversos fatores, como a insegurança cibernética, a volatilidade das criptomoedas, incertezas tributárias e falta de transparência regulatória.

O estudo “Global Innovation Report” de 2023 da FIS revelou que 43% das empresas, entre financeiras e não-financeiras, têm preocupações com segurança cibernética envolvendo as criptomoedas, enquanto 30% das empresas financeiras estão preocupadas com a volatilidade dos ativos digitais e 28% têm incertezas ou preocupações relacionadas a tributos.

Metaverso é interesse das empresas

Apesar das preocupações apontadas pelos entrevistados, o estudo da FIS revela que a grande maioria das empresas de serviços financeiros está investigando possíveis oportunidades no metaverso, com um percentual de 92%.

Além disso, cerca de 83% dos participantes acreditam que é fundamental ter uma presença no metaverso nos próximos três anos.

No que diz respeito às finanças descentralizadas (DeFi), 93% dos entrevistados enxergam nessa modalidade uma grande oportunidade de crescimento.

No entanto, mais da metade, ou seja, 53%, admitem que suas estruturas de gerenciamento de risco ainda não são compatíveis com a maioria dos ativos digitais utilizados nessas transações.

Deixe um comentário