Cuide de você e seu bebê: como funciona o auxílio maternidade para quem trabalha

20/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba tudo sobre como funciona o auxílio maternidade para quem trabalha: conheça os prazos, os valores e como pedir.

Publicidade

Saber como funciona o auxílio maternidade para quem trabalha é uma maneira de programar com mais calma a licença maternidade. É neste período que ocorre o pagamento do benefício do INSS que se volta às mães adotantes ou gestantes.

Pensando nisso, o Guia do Ex-Negativado reuniu informações importantes sobre o salário-maternidade. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o benefício, seus valores e período de pagamento.

Como funciona o auxílio maternidade para quem trabalha?

Este é um direito de todas as trabalhadoras seguradas do INSS em caso de adoção ou de nascimento de filho. Para isso, basta que tenham feito 10 contribuições em favor da Previdência Social.

O benefício é pago ao longo da licença maternidade, que é um direito trabalhista. Portanto, a trabalhadora se afasta de suas atividades do trabalho sem prejuízo à remuneração, que é mantida pela Previdência Social durante o período.

Quanto tempo dura a licença  e o salário maternidade?

A princípio, eles têm duração de 4 meses (120 dias). Todavia, caso a empresa empregadora faça parte do programa Empresa Cidadã, o período se estende para 6 meses (180 dias).

Qual é o valor do auxílio maternidade para quem trabalha?

O valor do salário maternidade equivale ao salário mensal que a trabalhadora receberia caso estivesse prestando atividades no período. Ou seja, não há perdas. Portanto, a trabalhadora mantém a mesma renda durante o afastamento.

Como pedir o salário-maternidade?

Quem trabalha não precisa pedir o auxílio maternidade. Afinal, neste caso a tarefa cabe ao empregador. Ele deve comunicar o afastamento ao INSS e, também, realizar o pagamento da remuneração no período. Depois, então, ele recebe o ressarcimento da Previdência Social.

Confira: Quem nunca trabalhou tem direito ao auxílio maternidade? Regras para adotantes e gestantes

Conheça outros direitos que acompanham a maternidade no App do Guia. Ele é gratuito e reúne informações sobre benefícios trabalhistas e sociais, assim como sobre finanças. Baixe e confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça