Quem nunca trabalhou tem direito ao auxílio maternidade? Regras para adotantes e gestantes

23/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quem nunca trabalhou tem direito ao auxílio maternidade em algumas situações! Veja quais são e conheça as regras do benefício do INSS.

Publicidade

Quem nunca trabalhou tem direito ao auxílio maternidade? O benefício do INSS que se volta às gestantes e adotantes possui regras bem específicas para que haja o seu pagamento. A principal delas se refere ao tempo de contribuição.

Portanto, é necessário analisá-las para saber quem pode ter direito a recebê-lo após a adoção ou o nascimento de uma criança. O Guia do Ex-Negativado reuniu estas normas e as analisa com você. Assim, continue lendo para saber como funciona o benefício.

Quem nunca trabalhou tem direito ao auxílio maternidade?

Sim, pode ter, desde que tenha contribuído com a Previdência Social de modo individual ou facultativo por pelo menos 10 meses antes da solicitação do benefício.

Afinal, os benefícios previdenciários se voltam aos segurados do INSS. Para ter a condição de segurado, por sua vez, o cidadão – que trabalha ou não – deve fazer recolhimentos em favor da Previdência Social, mensalmente.

Portanto, quem nunca trabalhou tem direito ao auxílio maternidade desde que contribua com o INSS. O tempo de carência para receber o benefício é de 10 meses. Em outras palavras, somente é possível solicitá-lo após 10 contribuições mensais.

A exceção da carência no que diz respeito ao salário-maternidade se refere aos trabalhadores domésticos, avulsos e urbanos. Neste caso, basta ter vínculo de emprego e ser contribuinte do INSS, independentemente do tempo.

Desempregado tem direito ao salário-maternidade?

Assim como quem nunca trabalhou pode ter direito ao auxílio maternidade, quem está sem emprego também pode recebê-lo. Este é o caso das mulheres que:

  • Continuaram contribuindo com o INSS, ainda que desempregadas;
  • Estão no “período de graça” da Previdência Social.

O “período de graça” nada mais é do que um tempo, após a suspensão das contribuições, nas quais o cidadão continua tendo acesso aos benefícios do INSS. Ele é de 12 meses para quem contribuiu com a Previdência por até 10 anos e de 24 meses para quem contribuiu por tempo superior.

Veja quem pode receber o auxílio maternidade

De modo geral, são regras para receber o auxílio maternidade:

  • Condição de segurada do INSS (inclusive no “período de graça”);
  • Superação da carência para solicitação do benefício;
  • Ser gestante ou adotante.

Quem nunca trabalhou e tem direito ao auxílio maternidade pode requerê-lo diretamente no aplicativo Meu INSS. Ali, basta clicar na opção de benefícios e preencher os dados.

No caso de desempregadas e contribuintes individuais ou facultativas, o benefício é de um salário mínimo, atualmente R$ 1.302. Por outro lado, quem tem vínculo de emprego recebe o mesmo valor do salário mensal.

Para conhecer mais sobre os benefícios do INSS e suas regras, não deixe de conferir o App do Guia. Ele reúne informações completas sobre auxílios, finanças e oportunidades incríveis para você!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça