Declaração de IR processada ou em fila de restituição: desvende significados e diferenças

Quem já a entregou a declaração de Imposto de Renda, pode acompanhar seu status pela internet. Dentre os status possível estão processada, em fila de restituição, em processamento e outros.

Cada um deles tem um significado diferente, que pode indicar o aceite do documento, a necessidade de complementação das informações, dentre outras coisas.

Uma vez que o prazo para declarar o IR em 2023 se encerra no próximo dia 31, é necessária atenção para não ter problemas com a Receita Federal. Veja, no Guia do Ex-Negativado, o que significa cada um dos resultados de status do seu Imposto de Renda.

O que significam os status do IR? Processada, em fila de restituição, retificada, com pendências e mais

Ao todo, são 8 possíveis níveis (status) que a declaração de IR pode apresentar. Cada um deles se refere a uma situação específica que pode ou não requerer ações do contribuinte. Conheça quais são.

Em processamento

Caso o status da sua declaração de IR indique “em processamento”, isso significa que ela foi recebida, mas ainda está em análise.

Processada

Outro possível status da declaração de IR corresponde à “processada”, quando a Receita Federal concluiu a análise dela.

Em fila de restituição

Caso sua declaração tenha sido processada, pode estar em fila de restituição. Nesta hipótese, saiba que você tem valores em haver. Todavia, ainda não ocorreu a disponibilização deles.

Leia: Receita Federal divulga consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023

Com pendências

Este é um status que deve chamar a sua atenção!

Caso a sua consulta resulte na resposta “com pendências”, isso significa que existem informações faltantes ou conflitantes na sua declaração de IR. Portanto, cabe ao contribuinte fazer a regularização.

Em análise

Uma declaração de IR “em análise” corresponde ao cenário em que ocorreu o recebimento do documento.

Porém, neste caso a Receita Federal ou ainda aguarda a complementação documental ou está analisando os documentos apresentados.

Retificada

Esta hipótese corresponde à substituição, pelo contribuinte, de uma declaração de IR por outra, com correção de informações e de documentos.

Cancelada

Aqui, o status indica que houve o cancelamento da sua declaração. Ele pode decorrer tanto de solicitação do próprio contribuinte quanto por interesse da Receita Federal.

Aliás, neste caso há a necessidade de apresentar uma nova declaração de IR até o prazo final (31 de maio).

Tratamento manual

Por fim, o “tratamento manual” corresponde à situação em que a declaração de IR ainda está sob análise.

Neste cenário, a Receita Federal comunicará o contribuinte, ao final do procedimento, por meio de correspondência.

Ainda tem dúvidas em relação à declaração de Imposto de Renda? Neste caso, então, baixe a acompanhe o App do Guia. Ele reúne diariamente e de forma gratuita notícias e informações para facilitar o seu dia a dia e o cumprimento das suas obrigações.

Deixe um comentário