Receita Federal divulga consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023

23/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A Receita Federal abriu a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Confira como será o pagamento.

Publicidade

A Receita Federal anunciou a abertura da consulta para o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023, prevista para ocorrer nesta quarta-feira (24). Nessa primeira etapa, um total de 4,13 milhões de contribuintes serão contemplados.

A data de pagamento está agendada para o dia 31 de maio. No entanto, o destaque fica por conta do valor recorde que será restituído, tornando-se o maior já pago na história do Imposto de Renda.

De acordo com informações divulgadas pelo Fisco, os contribuintes que fazem parte deste primeiro lote receberão um crédito no valor de impressionantes R$ 7,5 bilhões.

Como saber se receberei o primeiro lote?

Para verificar se serão contemplados nessa primeira leva, a Receita Federal disponibiliza um procedimento simples e rápido.

De acordo com as orientações fornecidas pela Receita, na quarta-feira, os contribuintes devem acessar o site oficial do órgão e seguir alguns passos para realizar a consulta.

Ao entrar na página, basta clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”.

Nessa seção, os contribuintes encontrarão duas opções de consulta: simplificada e completa.

A consulta simplificada permite verificar a situação da declaração de forma resumida, enquanto a consulta completa oferece acesso ao extrato de processamento, que pode ser acessado no ambiente virtual e-CAC.

Além do site, outra alternativa disponível para a verificação da situação das restituições é o aplicativo da Receita Federal.

Como receber a restituição do imposto de renda?

O Banco do Brasil anunciou uma medida para auxiliar os contribuintes que não conseguiram receber a restituição do Imposto de Renda devido a problemas com a conta bancária informada.

Caso o crédito não seja transferido para a conta indicada – por motivos como desativação da conta, por exemplo -, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano na instituição financeira.

De acordo com as regras atuais, o processo de devolução de valores aos contribuintes ocorrerá com o depósito direto nas contas bancárias informadas durante a declaração.

A opção inclui tanto o número da conta-corrente quanto o uso da chave Pix, facilitando o processo para os cidadãos.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça