,

Depois de 2 anos de desemprego posso sacar o FGTS? O tempo é suficiente? Tire dúvidas

17/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Depois de 2 anos posso sacar o FGTS por motivos de desemprego? Saiba como funciona a modalidade e confira opções para saque do benefício.

Publicidade

Depois de 2 anos desempregado posso sacar o FGTS? Em algumas situações o final do contrato de trabalho não permite o saque do Fundo de Garantia.

Isso ocorre, por exemplo, na dispensa por justa causa e no pedido de demissão. Também, na dispensa sem justa causa e no acordo rescisório quanto o trabalhador for adepto ao saque-aniversário.

Apesar disso, o valor da conta de FGTS permanece sendo do trabalhador.

Caso ele fique um número mínimo de tempo em situação de desemprego, pode sacá-lo. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como funciona.

Depois de 2 anos de desemprego posso sacar o FGTS?

Não. De acordo com a lei, o tempo mínimo de desemprego para o saque do Fundo de Garantia por este motivo é de 3 anos. Por isso, 2 anos não são o suficiente.

Nestas hipóteses, o desemprego deve ser ininterrupto.

Portanto, durante os 3 anos após o fim do contrato de trabalho não é possível firmar nenhum outro vínculo de emprego, por menor que seja.

Quem estiver em condições de sacar o FGTS depois de 3 anos de desemprego pode fazê-lo pelo próprio aplicativo do Fundo de Garantia.

Neste caso, deverá apresentar, em anexo, a cópia digital da CTPS (Carteira de Trabalho).

Isso é necessário para comprovar a situação de desemprego ininterrupto por 3 anos.

O valor é transferido diretamente para a conta bancária do trabalhador em até 5 dias úteis após a solicitação.

Basta indicar uma conta pessoal e não compartilhada ao solicitar o saque do FGTS.

Outras formas de saque do desemprego

Não é possível sacar o FGTS depois de 2 anos de desemprego na modalidade própria para desempregados, mas é possível usufruí-lo de outras maneiras.

Este é o caso, por exemplo, do saque-aniversário.

Também, do saque para compra de imóvel residencial ou para fins de tratamentos de doenças graves.

Saiba mais: Descubra 5 formas de sacar FGTS retido de empregos anteriores

Não perca nenhuma notícia ou novidade sobre seus benefícios e direitos! Baixe o App do Guia e fique sempre por dentro do que acontece no Brasil e no mundo.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa